Novo tratamento para hepatite C será discutido na I Jornada Cearense de Hepatites Virais

Imagem: Logomarca da I Jornada Cearense de Hepatites ViraisO novo tratamento para hepatite C e a definição do fluxo desse método terapêutico para a realidade dos pacientes do Ceará serão apresentados na I Jornada Cearense de Hepatites Virais. O evento – que conta com o apoio do Hospital Universitário Walter Cantídio, da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) – vai ocorrer nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, no auditório do Hemoce (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo). A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 profissionais que já tratam hepatites virais na Capital e no Interior do Estado.

Segundo a presidente da Jornada, a médica Elodie Bomfim Hyppolito, vive-se um momento de grande movimentação e estudo, pois foi lançado, em agosto passado, pelo Ministério da Saúde, o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções. Os PCDTs são documentos oficiais do Ministério da Saúde que estabelecem como devem ser feitos o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento do paciente com determinada doença, incluindo informações sobre medicamentos, exames e demais terapias, com base em dados confiáveis e de qualidade científica.

Diante da novidade e ciente de que o Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento a oferecer diagnóstico, testagem e tratamento universal para as hepatites virais e ainda lidera o movimento global de enfrentamento à doença, é que a Associação Cearense de Gastroenterologia se une ao Comitê de Hepatites da Secretaria Estadual da Saúde, com apoio do Hospital Universitário Walter Cantídio, para promover a I Jornada Cearense de Hepatites Virais. O evento conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia, da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

CONVIDADO NACIONAL – Além desse tema, a Jornada abrirá espaço para outras discussões importantes, como a nova tecnologia de avaliação do fígado (denominada ARFI) e as hepatites B, C e E. Serão abordados pacientes de difícil tratamento como os transplantados, coinfectados com HIV e com insuficiência renal crônica. A Jornada terá grandes nomes da Medicina cearense como palestrantes. Haverá, ainda, a participação do Prof. Mário Reis, pós-doutor em Transplante Hepático (USP), membro da Câmara Técnica Nacional de Transplante Hepático e do Comitê de Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Complexo Hospitalar da UFC  – fone: 85 3366 8183