Professores Jesualdo Pereira Farias e Elias Boutala Salomão recebem Troféu Sereia de Ouro

Dois professores da Universidade Federal do Ceará estiveram entre os homenageados, na última sexta-feira (25), da 45ª edição do Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Sistema Verdes Mares a personalidades cearenses que se destacam em suas áreas de atuação. "Todo o reconhecimento que tenho recebido da sociedade é fruto desse trabalho coletivo que me conduziu à Reitoria da UFC e ajudou a transformá-la, a partir do legado de meus antecessores, na oitava melhor Universidade do País, líder em pesquisa no Norte e Nordeste, comprometida desde sua fundação com o desenvolvimento de nosso Estado e com a melhoria da qualidade de vida de nosso povo", afirmou, em discurso, o ex-Reitor da UFC Jesualdo Farias, atual secretário de Educação Superior do Ministério da Educação.

O Prof. Jesualdo Farias aproveitou sua fala para congratular os demais homenageados do Troféu Sereia de Ouro – dentre eles, o médico e Professor Emérito da UFC Elias Boutala. Na UFC, Boutala foi vice-diretor da Faculdade de Medicina e chefe do Departamento de Medicina Clínica. Participou do grupo de trabalho para implantação dos cursos de Medicina de Sobral e Barbalha, além de ter sido membro do conselho curador, dentre outros cargos. É, ainda, integrante da Academia Cearense de Medicina.

Já o Prof. Jesualdo Farias tem, em seu currículo, a criação do Laboratório de Engenharia e Soldagem da UFC, além de ser um dos fundadores de cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Instituição. Foi consultor de órgãos de educação e pesquisa, como CNPq, Funcap e MEC. Participou de missões oficiais em vários países e publicou 189 trabalhos, dentre outros feitos.

O Troféu Sereia de Ouro laureou, ainda, o ex-Governador do Ceará Cid Ferreira Gomes e a médica Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque. Ao longo de todas as edições, o Troféu já homenageou 180 personalidades de destaque.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, com informações do Sistema Verdes Mares – fone: 85 3366 7331