Procurar no portal

Núcleo Tramas apresentará pesquisas sobre jazida de Itataia em evento na Noruega

O Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Tramas), vinculado à Faculdade de Medicina da UFC, participará, de 11 a 18 de outubro, da Semana de Solidariedade à América Latina, que ocorrerá em cinco cidades da Noruega. No evento, serão apresentadas pesquisas sobre os riscos e potenciais impactos da mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria, município do sertão cearense.

O convite para o evento partiu do Comitê Norueguês de Solidariedade à América Latina (LAG), que, em 2014, esteve no Ceará conhecendo o projeto de mineração e as comunidades rurais situadas no entorno da jazida de Itataia, em Santa Quitéria, além de participar de audiências públicas promovidas pelo Ibama para debater o empreendimento.

O interesse do grupo norueguês nos estudos realizados na UFC se deu pela vinculação do projeto de mineração à empresa norueguesa Yara, do ramo de produção de fertilizantes. Além disso, o projeto reforça a proposta de expansão da produção de energia elétrica por fonte nuclear no Brasil, matriz energética rejeitada na Noruega. Outro motivo é o risco de os fertilizantes produzidos a partir do fosfato associado ao urânio serem contaminados com materiais radioativos.

O Núcleo Tramas é coordenado pela Profª Raquel Maria Rigotto e realiza, desde 2010, estudos sobre o modo de vida de comunidades localizadas próximas à jazida, as características do projeto e seus potenciais impactos para a população da região. O núcleo será representado, na Noruega, por Lívia Dias, bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC, que tem sua pesquisa relacionada ao tema.

Fonte: Lívia Dias, representante do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Tramas) – fone: 85  99792 6479

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300