Encontros reúnem professores de Libras e discutem experiências positivas em educação para surdos

Imagem: Logomarca do II Encontro Nacional dos Professores de Libras das Instituições do Ensino Superior (II ENPLES) (Imagem: Divulgação)Dois eventos marcados para os dias 13, 14 e 15 de outubro irão reunir professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do País, para refletir, debater e trocar experiências sobre temas relacionados ao ensino de surdos. Trata-se do II Encontro Nacional dos Professores de Libras das Instituições do Ensino Superior (II ENPLES) e do II Congresso de Experiências Exitosas em Educação Bilíngue para Surdos, que ocorrem, simultaneamente, em Fortaleza.

Neste ano, o tema do ENPLES é "Libras na educação superior: ensino, pesquisa e extensão", enquanto o Congresso enfocará as "Práticas bilíngues após uma década do Decreto nº 5.626/2005", que dispõe sobre a libras. Ambos acontecem no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo da Assembleia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, anexo II, 6º andar).

O objetivo maior dos eventos é compartilhar conhecimentos e metodologias de ensino relacionados à educação bilíngue para surdos, buscando orientar e apoiar os sistemas de ensino, resgatar e valorizar o papel dos professores, dar visibilidade às experiências pedagógicas e discutir políticas públicas através de palestras e mesas-redondas. Também haverá espaço para exposição de trabalhos científicos e apresentação de atividades culturais e vídeos.

A expectativa é de que haja cerca de 500 participantes, entre professores de Libras do ensino superior, professores de educação básica e ensino médio, intérpretes de línguas de sinais, estudantes surdos e ouvintes e familiares de surdos. As inscrições já foram encerradas, mas a programação será transmitida pela TV Assembleia.

A iniciativa é da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Cearense de Educação de Surdos e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 85 3366 7660