Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia 60 anos do Centro de Tecnologia

Imagem: Fachada do Centro de Tecnologia da UFCNesta quinta-feira (15), às 19h, a Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene em comemoração aos 60 anos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará e ao cinquentenário do Curso de Engenharia Química da Instituição. A cerimônia acontecerá no Plenário 13 de Maio, na sede da Assembleia (Av. Desembargador Moreira, 2807 - Fortaleza). O Deputado Carlos Matos foi o solicitante da sessão solene.

Nove ex-diretores do CT receberão placas de homenagem: Prof. Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira (1972 a 1976); Prof. Alexandre Dúlio Vieira Diógenes (1987 a 1989); Prof. Hugo Alcântara Mota (1990 e 1991); Prof. Jorge Pereira Mota (maio a setembro de 1990); Prof. Antônio Nunes de Miranda (1991 a 1995); Prof. Antônio Eurico Belo Torres (junho a outubro de 1995); Prof. Ernesto da Silva Pitombeira (1995 a 2003); Prof. Jesualdo Pereira Farias (2005 a 2007); Prof. José de Paula Barros Neto (2008 a 2015). Em homenagem póstuma, serão lembrados os professores Paulo Augusto Campos de Morais e Antônio Telmo Nogueira Bessa.

HISTÓRIA - O Centro de Tecnologia surgiu a partir da antiga Escola de Engenharia, criada em 1955. Em 1973, integrando também a Escola de Arquitetura, foi fundada a unidade acadêmica que hoje abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Design; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Energias e Meio Ambiente; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia de Teleinformática; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química.

A visão do CT é "formar pessoas capazes de aplicar, produzir e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos, com excelência, nas áreas de Engenharia e Arquitetura, interagindo com as demais áreas do conhecimento, para atender às necessidades da sociedade, tornando-a mais justa, humana e produtiva". O Centro de Tecnologia obteve o melhor resultado do Norte/Nordeste no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente a 2011 e pretende, até 2025, estar entre as 10 melhores unidades acadêmicas de formação em Engenharia, Arquitetura e Design do Brasil.

NÚMEROS - O corpo docente é formado por 210 professores, 165 deles com título de doutor. Esses pesquisadores, além de se dedicarem ao ensino, desenvolvem pesquisas nos mais de 50 laboratórios do Centro de Tecnologia. Atualmente, cerca de 4 mil alunos de graduação e 500 de pós-graduação estudam no CT, onde têm a oportunidade de realizar intercâmbios em universidades parceiras na França, Estados Unidos e Alemanha, entre outros países. A cada ano, são selecionados, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), 814 novos ingressantes.

ENGENHARIA QUÍMICA - O Curso de Graduação em Engenharia Química da UFC começou a funcionar no ano de 1965, tendo como ênfase a área de projetos industriais. Instalou-se, inicialmente, no antigo Instituto de Química, transferindo-se em 1969 para a antiga Escola de Engenharia, hoje Centro de Tecnologia. Atualmente, ingressam 70 novos alunos todos os anos. Estudantes que receberão formação técnica e ética a fim de se tornarem engenheiros químicos criativos, com espírito crítico e compromisso ético-social, preparados para pesquisar, desenvolver, projetar, acompanhar e aperfeiçoar processos e produtos químicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602