Mensagem do Pró-Reitor da Progep

A Progep vem buscando oferecer capacitações e qualificações necessárias aos processos de progressão e promoção dos servidores técnico-administrativos, de maneira verticalizada e observando os interesses estratégicos da UFC. Foi assim que a graduação tecnológica em gestão pela qualidade, após experiência pioneira que resultou na titulação de cerca de 60 colegas no começo de 2015, foi reaberta neste ano.

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) obteve o nível 4 da CAPES no ano passado, após oferta regular de oportunidades por vários anos. Para ampliar oportunidades, foram incorporados em 2015 mais dois mestrados profissionais (em Administração e Controladoria - MPAC da FEAAC – e em Políticas Públicas – CCA MPPP), já iniciados, elevando para 50 o quantitativo de servidores da UFC matriculados em mestrado. Para doutorado, há os incentivos habituais, tanto para docentes como para pessoal técnico-administrativo, incluindo afastamentos e flexibilização de jornada, na forma da lei.

Necessário mencionar também a reedição da Especialização em Gestão Universitária, cujo projeto se acha em fase de revisão pelos professores da FEAAC. A especialização atenderá a um número ainda mais significativo de servidores e será em breve divulgada.

Há, por fim, um conjunto de iniciativas em curso, como a adesão da UFC - FEAAC ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, sob a coordenação do MEC/Andifes, que trará resultados em 2016, junto com outras ações que estão sendo acertadas com o MEC, no bojo do acordo coletivo recém-celebrado com a Fasubra.

A Progep busca oferecer oportunidades verticalizando todos os níveis de formação, ao lado das capacitações regulares que constam nos planos anuais de desenvolvimento e capacitação da UFC, para viabilizar a progressão e a promoção dos servidores, ao mesmo tempo que contribui para a UFC com projetos aplicativos negociados com as unidades organizacionais. A negociação de projetos de melhoria para a UFC será a próxima etapa a ser desenvolvida com os professores orientadores de cada um dos programas.

Nas capacitações (cursos de duração mais curta), a Progep busca sensibilizar os colegas e seus gestores para a identificação de lacunas de capacitação fundamentadas em comparação com as reais necessidades da organização, conciliando interesses dos servidores (progressões e melhoria salarial) e da UFC (ganhos de eficiência em serviço e de inovações no trabalho).

Por fim, a Progep busca agora desenvolver ações não exclusivamente presenciais de capacitação. Para isso, as tutorias e coaching, as formações a distância, os estágios e outras atividades de aperfeiçoamento profissional deverão ser incluídos nos planos estratégicos de desenvolvimento, objetivando formar sucessores e preparar as pessoas para novos desafios, inclusive de liderança e gestão. Para concretização desse objetivo, considero também importante incrementar os níveis de doutorado de nosso pessoal docente. Hoje somos 75% doutores. Por que não atingirmos os 100% que algumas universidades do Sudeste e Sul do País possuem? Nesse sentido, o planejamento dos afastamentos para pós-graduação precisa ser melhorado, agora que temos espaço para aceleração do crescimento em decorrência do banco de professor equivalente (BPE) do MEC.

Entendemos que muito está sendo realizado, mas que há muito a fazer para que a UFC possa responder de maneira compatível com sua importância no âmbito das IFES e com os desafios da internacionalização, porque a maior parte dos nossos desafios se prende, felizmente, à ampliação e ao crescimento da UFC nos últimos anos. É muito gratificante podermos contribuir em contexto de expansão e de crescimento e não de maneira reativa aos problemas históricos.

Prof. Serafim Ferraz

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas