10ª Semana de Tecnologia é aberta com palestra sobre empreendedorismo

Imagem: Logomarca da Semana de Tecnologia 2015Teve início no dia 19 a 10ª edição da Semana de Tecnologia (ST) na Universidade Federal do Ceará. Anualmente, estudantes dos 12 cursos de graduação em Engenharia do Centro de Tecnologia organizam o evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, às 18h, no Auditório Cândido Pamplona. O empresário André Siqueira apresenta aos estudantes a palestra "Empreendedorismo de base tecnológica no Ceará" e conta sua experiência como fundador de uma empresa de aproveitamento de resíduos de peixe, vencedora no Nordeste do Prêmio Finep de Inovação 2014.

André Siqueira é economista, tem mestrado em Ciências Avícolas e doutorado em Biotecnologia. Preside o Sindicato das Indústrias de Alimentação e atua como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca do município de Jaguaribara.

Cerca de mil pessoas se inscreveram nas mais de 170 atividades da ST, que, neste ano, promoverá diversas palestras abertas ao público sobre empreendedorismo tecnológico.

Na segunda e terça-feira, os estudantes são recebidos em cerca de 30 empresas para visitas técnicas. Os grupos conhecerão o funcionamento da indústria de diversos setores, como mineradora, parque eólico, refinaria de lubrificantes, companhia hidrelétrica, usina termelétrica e montadora de carros. O evento é aberto ao público. Veja a programação completa.

De quarta a sexta-feira, cerca de 50 palestras e 90 minicursos abordam, desde formações técnicas em softwares e práticas laboratoriais, a debates sobre políticas públicas para infraestrutura e sobre desenvolvimento de novas tecnologias em robótica, energias renováveis, entre outros temas. Competições, desafios e campanha de coleta de sangue também fazem parte da programação.

A Semana de Tecnologia é organizada pelos cursos de: Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia de Teleinformática; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Metalúrgica; e Engenharia Química.

Mais informações na página da ST no Facebook e também no site da ST.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602