Mensagem da Reitoria: Educação de qualidade e a valorização do professor

Vivemos tempos de mudanças e realinhamentos, nos quais apenas uma certeza pontifica: a Educação continua sendo o instrumento mais eficaz para transformar a sociedade e promover o desenvolvimento socioeconômico em bases sólidas.

Qualquer projeto que objetive, de fato, o bem-estar social passa pela Educação de qualidade, acessível a todos e voltada para a formação de indivíduos críticos, capacitados a absorver – e pôr em prática – os ditames da ética e da cidadania.

O professor é personagem central nesse cenário. Da educação infantil à pós-graduação, seu papel se torna cada vez mais relevante, na medida em que as novas tecnologias digitais invadem nosso quotidiano, impondo, inclusive, mudanças nas práticas pedagógicas.

Malgrado as correções de rumo, o professor continua sendo elemento-chave, insubstituível, para a construção e melhoria da qualidade do ensino em qualquer contexto educacional. Isso exige esforços para valorizá-lo em todos os aspectos, desde a formação até as condições de trabalho, passando pelo crucial equacionamento da questão salarial.

Na Universidade Federal do Ceará, orgulhamo-nos de um corpo docente que constitui formidável reserva de talentos colocada a serviço do ensino superior de qualidade. O engajamento de nossos professores no esforço para ampliarmos as dimensões físicas da Instituição, sem comprometimento da excelência, tem sido fundamental para o êxito desse ambicioso projeto, que se inspira no desejo de democratizarmos o acesso, tornando a universidade pública, verdadeiramente, um indutor de mudanças inadiáveis na sociedade.

No Dia do Professor, congratulamo-nos com nossos colegas de todos os cursos, distribuídos pelos diversos campi, onde, a cada dia, procuramos nos superar em nossa missão, que é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, mantendo a UFC como instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Fortaleza, 15 de outubro de 2015.

Henry de Holanda Campos                                          Custódio Almeida
           Reitor                                                                      Vice-Reitor