UFC firma cooperação com instituições suecas para intercâmbio de tecnologias

Foto aérea da cidade de Estocolmo, na Suécia (Foto: www.snpcultura.org)A Universidade Federal do Ceará firmará, na tarde desta terça-feira (27), um termo de cooperação com a Universidade de Estocolmo e com o Centro de Resiliência de Estocolmo, na Suécia, com o objetivo de promover cooperação e atividades conjuntas entre as três instituições. Entre as diversas ações a serem realizadas com a parceria, está a intenção de criar um Centro de Inovação Tecnológica e Urbanismo Sustentável nas dependências da UFC.

O Centro permitirá a troca de tecnologias e pesquisas, além do intercâmbio de professores e alunos das três instituições. De acordo com o Prof. Osmar de Sá Ponte Filho, da Coordenação de Projetos Especiais da UFC, a expectativa é de que o equipamento seja instalado na área do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Na quarta-feira (28), haverá uma reunião com professores e estudantes do departamento para discutir o assunto.

A cooperação prevê a realização de seminários e outros eventos acadêmicos de interesse comum, aulas práticas, visitas de longa duração de professores e alunos aqui e na Suécia, intercâmbio de publicações e programas institucionais e culturais. Os trabalhos com pesquisa e educação colaborativas terão ênfase nos seguintes temas: biodiversidade urbana e sistemas ambientais, ferramentas e métodos para apoiar e implementar infraestrutura "verde e azul", urbanização e impactos em sistemas socioecológicos e resiliência.

Conforme o Prof. Osmar de Sá, a UFC já vem dialogando com as citadas instituições suecas há dois anos para a concretização da parceria. O convênio será firmado em Fortaleza e em Estocolmo. Aqui, a solenidade ocorrerá às 15h desta terça-feira (27), com a assinatura do Reitor Henri Campos. Na ocasião, será apresentado o projeto "Cuidando da Cidade", desenvolvido pela Universidade de Estocolmo.

Após a assinatura, o convênio será publicado no Diário Oficial da União, quando será oficializado o início da parceria. O prazo do convênio é de, inicialmente, três anos, podendo ser prorrogado.

Fonte: Prof. Osmar de Sá Ponte Júnior, da Coordenação de Projetos Especiais da UFC  – fone: 85 98787 4492