Avaliação Educacional é tema de congresso internacional que começa nesta quinta-feira (5)

Imagem: Banner de divulgação do Congresso Internacional de Avaliação EducacionalSerá instalado nesta quinta-feira (5) o VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional, promovido pelo  Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e que prosseguirá até sábado (7), no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2500). A primeira conferência será proferida pela Profª Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas, e tratará do tema "Avaliação institucional em escolas: novas veredas e contribuições". Sob coordenação geral do Prof. Raimundo Hélio Leite, ex-Reitor da UFC e diretor do NAVE, o encontro objetiva promover a troca de experiências com instituições nacionais e internacionais que realizam estudos e pesquisas na área da avaliação educacional.

Também nesta quinta-feira, no período da tarde, serão ministrados sete minicursos, entre os quais  estão  Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa quantitativa;  Avaliação em larga escala: análise pedagógica; Avaliação Nacional da Alfabetização: leitura, interpretação e aplicação dos resultados na prática docente e Indicadores de Desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES).

Os professores Hélio Leite e Nicolino Trompieri Filho, da UFC, abrirão o ciclo de conferências de amanhã (5), falando, às 8h30min, sobre  o tema "Edurural e a Avaliação da Educação Rural Básica do Nordeste Brasileiro". Entre os conferencistas estão, ainda, o Prof. Domingos Fernandez, da Universidade de Lisboa, que falará sobre "Avaliação Educacional como domínio do conhecimento: questões teóricas e práticas"; o Prof. Romualdo Portela, da Universidade de São Paulo, que abordará o tema  "Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação em pauta".

POLÍTICAS EDUCACIONAIS – O Prof. Hélio Leite ressalta a importância do congresso, afirmando que foi a partir de outras edições que surgiram ideias para embasar a criação de políticas educacionais. Entre elas, cita o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Com o Prof. Hélio Leite estão na comissão de organização a diretora da Faced, Profª Isabel Filgueiras Ciasca, e o Prof. Wagner Andriola.

Nesta edição, o congresso tem como tema "Avaliação: veredas e experiências educacionais". A comissão definiu esse mote por considerar que "veredas são caminhos ladeados por abundante vegetação" e que a metáfora representa "o acolhimento à participação de pesquisas que empregam métodos qualitativos e quantitativos em suas diversas análises, bem como experiências desenvolvidas em pequena e larga escala por pesquisadores e instituições educacionais".

Caberá ao  Prof. Mario Rueda Beltrán, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ministrar a conferência de encerramento, intitulada "Os desafios da Avaliação Educacional para a docência na Ibero-América", às 10h50min de sábado (7). A Faculdade de Educação da UFC, para realizar o congresso, contou com as parcerias do Cetrede, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ADUFC-Sindicato e Instituto Dom José de Educação e Cultura.

Fonte: Prof. Hélio Leite, coordenador geral do VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional – fone: 85 3366 7676