Pesquisa do Labomar sobre ecossistemas costeiros é disponibilizada para download gratuito

Foto de zona costeira no Ceará (Foto: uc.socioambiental.org)Os pesquisadores Caroline Vieira Feitosa, Kcrishna Vilanova de Souza Barros e Marcelo de Oliveira Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), disponibilizaram para download gratuito o e-book  Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros. A obra, feita em parceria com pesquisadores de todo o País, pode ser baixada através da página da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos) ou diretamente na página da Universidade de São Paulo (USP), onde está hospedado o arquivo da pesquisa (o usuário deve clicar no link "Visualizar/Abrir" para fazer o download). O livro reúne capítulos que abordam diferentes ecossistemas costeiros, como manguezais, recifes de corais, praias arenosas, dentre outros.

Segundo o Prof. Marcelo Soares, devido à extensão da costa brasileira, é fundamental propiciar uma metodologia de trabalho padronizada para avaliar os efeitos dos impactos locais e mudanças climáticas sobre a biodiversidade. "O livro se encontra na tendência atual da produção de conhecimento, na qual a atividade de pesquisa deve se caracterizar principalmente pela atuação em redes nacionais e internacionais, visando propiciar uma visão mais ampla das mudanças ambientais em nosso País e no planeta", afirma.

O trabalho é fruto da colaboração nacional de pesquisadores da ReBentos, que é vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Mudanças Climáticas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Clima. A proposta é discutir métodos para o monitoramento e integrar o conhecimento produzido no litoral brasileiro. O livro foi organizado pelo Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) com financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mais informações no site do CNPq.

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares – fone: 85 3366 7010