Reitor pede providências à Polícia Federal em defesa da Profª Lola Aronovich

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, solicitou formalmente ao Superintendente Regional da Polícia Federal em Fortaleza, Renato Cazarini Musy, providências contra o caso de assédio, falsificação e ameaças à Profª Lola (Dolores) Aronovich. O Ofício nº 764/2015-GR foi enviado nesta quarta-feira (11).

Lola Aronovich é professora do Departamento de Letras Estrangeiras e escreve, há oito anos, um dos blogs feministas mais acessados do Brasil, o Escreva, Lola, Escreva. Recentemente, contudo, ela vem sendo vítima de uma campanha de difamação na Internet, através de um blog falso que leva o seu nome, e por meio do qual são feitas postagens de discursos de ódio e contrários às lutas históricas do feminismo. Além disso, tal blog divulga endereço e telefone residenciais da professora, que tem recebido ameaças, que se estendem à sua família e ao seu trabalho.

No ofício, o Reitor informa ao superintendente de possível risco à segurança pessoal da docente e comprometimento de sua atuação profissional. "Solicitamos a pronta intervenção e atuação preventiva desse órgão", diz o documento.

Leia mais: Conselho do Centro de Humanidades lança nota de apoio à Profª Lola Aronovich

O Reitor reforça que a professora afirma ainda estar sofrendo ataques e ameaças de "desconhecidos", que se valem de recursos de anonimato disponibilizados pela Internet. "Tal indício é confirmado pelas tentativas de acessar textos em prol de 'morte a fetos masculinos' referidos como de autoria da professora, já retirados da internet, conforme denúncias encaminhadas à Ouvidoria Geral da UFC, vez que todos são redirecionados à citada página http://doloresanorovich.com", destaca o ofício.

A decisão pelo envio do documento à Polícia Federal foi tomada na última terça-feira (10), após reuniões realizadas na Reitoria entre o Reitor Henry Campos, o procurador-geral da UFC, Paulo Antônio de Menezes Albuquerque, a diretora do Centro de Humanidades, Profª Vládia Cabral Borges, e o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Profº Nonato Lima.

O pedido de providências por parte da Polícia Federal é mais uma ação que se soma ao conjunto de medidas que já vem sendo adotadas pela Universidade em solidariedade à  Profª Lola Aronovich.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331 / 7332