Reitor Henry Campos anuncia inovações na organização da Universidade

Imagem: Encontro reuniu Pró-Reitores, diretores de unidades acadêmicas e de assessoria direta (Foto: David Motta)No primeiro encontro com pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e órgãos de assessoramento, na manhã da última quinta-feira (12), no Auditório da Reitoria, o Reitor Henry Campos anunciou algumas inovações na organização da Universidade Federal do Ceará: a criação da Comissão de Admissibilidade e mudanças na Coordenadoria de Assuntos Internacionais e na área de Comunicação.

A Comissão de Admissibilidade será responsável por fazer uma avaliação prévia de casos que possam, posteriormente, vir a ser objeto de sindicância. A ideia é evitar situações em que investigações são abertas e terminam por concluir que não havia o que ser apurado ou que o valor do prejuízo é inferior ao do custo do processo em si. Com isso, espera-se garantir mais eficácia e foco em processos que realmente mereçam a atenção dos controles.

"Nossa Universidade passa a ser uma das primeiras a ter uma Comissão desse tipo. É uma sugestão que já vem sendo dada há bastante tempo, e estudada, pela Auditoria e pela Procuradoria. E a gente teve a felicidade de contar com o apoio muito grande dos diretores e com a adesão de professores para realizar esse trabalho", disse o Reitor.

Imagem: A nova Comissão de Admissibilidade reuniu-se com o Reitor pouco antes do encontro com diretores (Foto: David Motta)A comissão será coordenada pelo Prof. Michel Mascarenhas Silva, do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito, e contará ainda com a Profª Conceição de Maria Pinheiro Barros, do Departamento de Administração, e com a Profª Ruth Carvalho de Santana Pinho, do Departamento de Contabilidade, ambos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

INTERNACIONALIZAÇÃO – Além disso, o Reitor anunciou a nova estrutura da Coordenadoria de Assuntos Internacionais. O Prof. Henry Campos aproveitou o encontro para elogiar o trabalho desenvolvido pelo ex-coordenador da CAI, Prof. Tito Lívio Romão. "Ele deu uma outra estrutura à CAI e realmente trouxe uma organização muito importante para a área", disse, agradecendo o trabalho realizado nos últimos anos.

A ideia, nessa nova fase, é descentralizar a ação da CAI para que a questão da internacionalização se expanda por toda a Universidade. Para isso, a Administração Superior pretende criar um comitê de internacionalização em cada unidade acadêmica. "Com isso, a gente otimiza as oportunidades. Vamos ter uma escuta maior de necessidades e um aproveitamento maior dos convênios internacionais, que precisam ter mais foco", disse o Reitor.

Para ele, a CAI deve ser uma catalisadora das ações articuladas entre graduação, pós-graduação e extensão. Ele colocou como desafio começar a oferecer cursos em inglês. "Sem isso não teremos alunos estrangeiros vindo estudar na nossa Universidade. E é natural que isso comece pela pós-graduação", avaliou.

Além disso, outra meta imediata, disse o Reitor, é a instalação do Instituto Confúcio. "A gente imagina que ele deva ser implantado em março", adiantou. O Instituto, uma parceria com a Universidade de Nakai, deve atuar no ensino de mandarim e na capacitação de pessoal para atividades específicas na área de comércio exterior e inovação tecnológica. "Vamos desenvolver esse plano em articulação com o Governo do Estado, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o próprio Comitê de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação", explicou.

A CAI passa a ter como coordenador o Prof. José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física do Centro de Ciências, e como vice-coordenador o Prof. Konrad Utz, do Instituto de Cultura e Arte (ICA). A CAI contará ainda com a Profª Massília Dias, do Departamento de Letras Estrangeiras do Centro de Humanidades, como subcoordenadora de apoio ao estudante estrangeiro; com o Prof. Cláudio Lucas Nunes Oliveira, do Departamento de Física, como subcoordenador de intercâmbio internacional, bem com uma subcoordenadora de Mobilidade Acadêmica, cujo nome ainda não foi anunciado.

O Reitor anunciou ainda a criação do cargo de coordenador adjunto da área de Comunicação, que será ocupado pelo Prof. Chico Neto, do ICA. Ele receberá como atribuição principal a gestão da marca (branding) da UFC.

Além dessas inovações, durante a reunião o Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, explicou o andamento do processo de realinhamento estratégico. Já o Prof. Ademar Gondim fez um balanço das ações e desafios da Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC Infra). Por fim, a auditora geral Glícia Santiago e o auditor adjunto Rodrigo Nascimento falaram sobre os avanços no controle interno e no processo de governança da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331