Entrega da Medalha Paulo de Frontin e homenagens marcam os 60 anos do CT

Imagem: Diretor do CT, Prof. Carlos Almir Holanda, e o homenageado, Prof. Neudson Braga (Foto: Arlindo Barreto)A Medalha Paulo de Frontin, a mais importante insígnia concedida pelo Centro de Tecnologia da UFC, foi entregue na tarde da última sexta-feira (11) ao arquiteto José Neudson Bandeira Braga, um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do qual também foi diretor.

O Centro de Tecnologia, que completa 60 anos de criação, tempo contado a partir da fundação do Curso de Engenharia Civil, realizou na ocasião a solenidade que já é tradicional em seu calendário, assinalando a passagem do Dia do Engenheiro, do Arquiteto e de seus ex-alunos.

Foi prestada homenagem póstuma aos professores Antonio Augusto Figueiredo Lima, Rui Filgueiras Lima e Dácio Carvalho, falecidos neste ano, com placas entregues, respectivamente a Paulo Afonso Lima (filho), Lúcia Goes Filgueira Lima (viúva) e Marcelo Silva Carvalho (filho). Também receberam certificado os três melhores alunos concludentes de cada curso de graduação do Centro de Tecnologia. Confira a relação completa dos homenageados.

Além dos 60 anos do Centro de Tecnologia, mereceu destaque o jubileu de ouro dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química. O Prof. Romeu Duarte Jr., Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, lembrou com carinho e emoção os três homenageados, todos seus ex-professores, assim como enalteceu "o profissional e a figura humana acolhedora e gentil de Neudson Braga, uma referência nacional e exemplo para todos nós".

A Profª Luciana Rocha Gonçalves, Chefe do Departamento de Engenharia Química, fez um resumo da trajetória do Curso de Engenharia Química, citando a resistência por parte de alguns setores na Universidade que entendiam não haver mercado para absorver os profissionais que seriam formados. Embora tenha iniciado no Brasil nos anos 1920, e no Ceará, na década de 1960, não se conhecia a importância da Engenharia Química, explicou, acrescentando que os alunos do curso têm sólida formação técnica. Além da graduação, aquela engenharia mantém programa de pós-graduação que inclui mestrado e doutorado.

Para o Prof. Neudson Braga, sua escolha como merecedor da Medalha Paulo de Frontin só se explica "pelo envolvimento de muitas pessoas". Dentre elas, citou os nomes do Reitor Henry Campos, de professores e servidores da UFC, como Liberal de Castro, José Maria Sales Andrade, Carlos Almir Holanda, Romeu Duarte, Ernesto Pitombeira, Roberto Castelo, Rafael Henriques, Joaquim Aristides, Ciro Nogueira e Ricardo Braga. Fez agradecimento especial ao filho, Bruno, e à mulher, Socorro.

Imagem: Reitor Henry CamposSegundo Neudson Braga, o recebimento da Medalha Paulo de Frontin é um dos três momentos marcantes de sua vida, nos quais estão, ainda, ter sido um dos três professores homenageados da turma de Engenharia do difícil ano de 1968 e ter recebido o título de Professor Emérito da UFC.

O Prof. Neudson Braga recebeu a Medalha das mãos do Prof. Carlos Almir Holanda, Diretor do Centro de Tecnologia. Antes, a mestre de cerimônia leu um currículo resumido do homenageado, que incluía obras conhecidas, como o Hospital do Câncer, o BEC dos Peixinhos (hoje agência do Bradesco), a Igreja de São Vicente de Paulo, a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a residência de Renato Aragão, no Rio de Janeiro. Também foi citada a grande reforma da Reitoria e os projetos dos campi da UFC no Interior do Estado.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO – "Estamos aqui novamente reunidos para enaltecer o nosso passado, reverenciando ex-professores que deixaram neste ano o plano terrestre para novas missões no plano espiritual", disse o Prof. Carlos Almir Holanda, argumentando ser "preciso aprender com o passado para construir o futuro". "Também é preciso enaltecer o presente", afirmou. "Quero parabenizar cada um dos alunos aqui homenageados", prosseguiu.

Tendo assumido a direção do CT há poucos meses, disse, porém, ter conquistas para apresentar, "o que nos faz reconhecer o trabalho desenvolvido pela gestão recém-finda do Prof. Barros Neto. Aprovamos o estatuto interno do CT e assinamos acordo de cooperação acadêmica com o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA)", informou.

Ressaltou a justeza da outorga da Medalha Paulo de Frontin ao Prof. Neudson Braga, que preenche todos os requisitos para ser merecedor da honraria por sua relevante contribuição para o ensino, o pioneirismo no exercício da profissão e o destaque nacional em sua atividade. Por fim, disse que como votos de fim de ano iria pedir "sabedoria, serenidade e otimismo".

MOTIVOS – O Reitor Henry de Holanda Campos afirmou que a história do Centro de Tecnologia é escrita com as mãos da competência e do compromisso com a universidade pública de qualidade. "Temos, pois, na data de hoje, motivos de sobra para celebrar os 60 anos desta casa, para prestar merecidas homenagens póstumas aos grandes nomes que por aqui passaram, para aplaudir a trajetória dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química, para destacar, enfim, os méritos de nossos alunos, de ex-alunos e dos professores, através daquele que se tornou um ícone da UFC, o Prof. Neudson Braga".

Parabenizou os homenageados e todos os que fazem o CT – professores, alunos e servidores técnico-administrativos – "pela crônica sexagenária da qual são partícipes". E agradeceu "pelo brilho que emprestam à própria Universidade Federal do Ceará".

Fonte: Diretoria do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9600