Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Parceria do Curso de Música de Sobral com universidade do Canadá é aprovada pela Capes

Imagem: Orquestra Sinfônica da UFC, que tem como um de seus regentes o Prof. Marco ToledoProjeto conjunto de pesquisa do Curso de Música do Campus da UFC em Sobral e da Universidade de Laval, no Canadá, foi contemplado na 1ª Chamada do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Intitulada "Estudos sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social", a proposta foi aceita no âmbito do DFATD (parcerias com o Canadá) e tem como coordenadores os professores Marco Toledo, pela UFC, e Francis Dubé, da Faculdade de Música daquela universidade canadense.

O projeto foi o único da área de Artes entre os 24 aprovados na 1ª Chamada. E, entre os cinco contemplados da modalidade específica (DFATD), foi o único da área de Ciências Humanas gerado em uma universidade do Norte/Nordeste.

O Prof. Marco Toledo ressalta que a proposta aprovada é oriunda do eixo temático "Ensino de Música", do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, e resulta do trabalho de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música (Pesquisamus), do Curso de Música do Campus de Sobral, que tem como colaboradores os professores Vicente Pinto, do Curso de Medicina de Sobral, e Cristina Tourinho, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de pesquisadores das universidades canadenses do Québec em Montreal, de McGill e de Simon Fraser; do College of Music (Londres) e da Universidade de Toulouse (França).

"Com a aprovação desse projeto, teremos financiamento para missões de trabalho e de estudo entre Brasil e Canadá, durante dois anos, podendo ser estendido para quatro anos. Estão previstas, ainda, publicações em português, francês e inglês da produção intelectual dessas equipes", explicou o Prof. Marco Toledo.  

O professor acredita que a proposta foi aprovada pela Capes graças à realização das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), em 2013 e 2015, que promoveram os contatos necessários para a articulação das parcerias.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 5703

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo