Um pouco de história: o sucesso do HUWC

A Unidade de Onco-Hematologia do HUWC iniciou, em agosto de 2008, o transplante do tipo autólogo. Em 2014, fez o primeiro transplante alogênico aparentado com sangue periférico como fonte de células-tronco. No ano passado, ocorreu o primeiro transplante alogênico aparentado com a coleta das células-tronco do doador feita direto da medula óssea, por múltiplas punções ósseas na bacia em centro cirúrgico.

Em abril de 2016, ocorreu o primeiro transplante alogênico não aparentado. Em todos os transplantes, houve participação efetiva do Hemoce.

“Temos uma equipe multidisciplinar. Hoje, são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionista, assistente social, psicólogo e dentista. Todos envolvidos nas diversas fases do transplante de medula óssea a fim de melhorar a assistência a nossos pacientes”, informa o médico Fernando Barroso.

A taxa de sucesso nos transplantes de medula óssea alcança a significativa marca de 95,3%. O primeiro quadrimestre do ano ainda nem terminou, e a parceria HUWC/Hemoce já contabiliza 16 transplantes de medula óssea, sendo oito autólogos e oito alogênicos.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183