UFC realiza limpeza no Açude Santo Anastácio e estuda causa de mortandade de peixes

A Universidade Federal do Ceará deu início à limpeza do Açude Santo Anastácio, bem como à pesquisa laboratorial sobre a situação de suas águas após o desequilíbrio ambiental que provocou a morte de grande número de peixes. O desequilíbrio está relacionado às fortes chuvas que atingiram a Capital e levaram, para o açude, grande volume de matéria orgânica sedimentada no fundo do riacho, que atravessa diversas comunidades da Capital.

Com isso, houve expressivo aumento da flora bacteriana e de microalgas e, consequentemente, um brusco consumo do oxigênio nas águas do açude, levando à mortandade da fauna local. Além disso, a queda na temperatura contribuiu para agravar o quadro.

Como medida emergencial, a Superintendência de Infraestrutura da UFC começou a retirada das microalgas do açude e dos peixes mortos. Em paralelo, amostras da água foram encaminhadas para análise no Departamento de Química da Universidade. Pesquisadores da UFC estão acompanhando a situação para indicar os melhores procedimentos a serem adotados a fim de tentar conter o dano ambiental. Estima-se que o período de recuperação da população de peixes seja de 30 a 40 dias.

O Açude Santo Anastácio passa por ações permanentes de limpeza, com retirada de aguapés e resíduos, mas sofre com alto grau de poluição das águas que o alimentam, vindas de áreas externas à UFC. Ele também é objeto de várias pesquisas científicas, bem como de projetos de extensão que trabalham questões relacionadas à educação ambiental das populações dos bairros do entorno.

Fonte: Prof. Ademar Gondim, titular da Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543