Procurar no portal

Informações técnicas sobre o Açude Santo Anastácio

O Açude Santo Anastácio (ASA) está localizado entre os pontos de 3°44'36" lat. S e 38°34'13" long. W. Sua bacia hidráulica possui cerca de 12,8 hectares, tendo uma bacia hidrográfica com aproximadamente 143.400 m2 e uma barragem de 182 m de comprimento. Sua construção data de 1918, pelo represamento do Riacho Alagadiço Grande, efluente da Lagoa de Parangaba, a qual está inserida na bacia do Rio Maranguapinho. O açude é contornado pelos bairros do Padre Andrade, Presidente Kennedy, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista e Pici.

As margens do ASA encontram-se totalmente habitadas, exceto a parte física que se localiza na área do Campus do Pici, da UFC. Esse açude tem sido submetido a efeitos antrópicos, tais como a ocupação desordenada, uso inadequado do solo e lançamento de resíduos sólidos e efluentes sem qualquer tratamento prévio, provenientes do canal que interliga a Lagoa da Parangaba ao ASA.

Vários estudos já foram desenvolvidos pela UFC nesse corpo d'água, incluindo teses, dissertações e monografias. Os resultados obtidos por essas pesquisas, para as análises da água, mostraram que o ASA está bastante eutrofizado e inviabilizado para balneabilidade devido ao alto nível de coliformes fecais. Uma batimetria realizada e comparada com outras de anos anteriores mostrou que o ASA se encontra em acelerado processo de assoreamento, uma vez que o valor do volume de acumulação teve um decréscimo de aproximadamente 10.000 m³ no intervalo de 2006 a 2011. A mudança mais significativa foi na profundidade da região central do açude, que passou de 4,60 m para 2,00 m, nesse mesmo período. Nos sedimentos foram encontradas altas concentrações de metais tóxicos, comparáveis às existentes em lodos de esgoto, mostrando que a maior parte da poluição é decorrente de esgotos domésticos e efluentes que entram no açude, sem tratamento.

Fonte: Profª Helena Becker, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, coordenadora dos projetos de extensão "Açude Vivo" e "Monitoramento do Açude Santo Anastácio, Campus do Pici, como ação afirmativa do Progere".

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300