"Dizer o que pensa gera possibilidades": Avaliação Institucional deve ser feita até sexta-feira (8)

Imagem: O atendimento nas coordenações é um dos pontos a serem avaliados (Foto: Ribamar Neto/UFC)Estudantes e professores de todos os cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Ceará deverão participar, até 8 de julho, de mais uma edição da Avaliação Institucional.

Trata-se de uma  oportunidade de a comunidade acadêmica formalizar suas impressões sobre a qualidade dos cursos, a infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, os corpos docente e discente, a coordenação, dentre outros aspectos referentes ao semestre letivo 2016.1. Com o resultado, a Universidade traça um diagnóstico da graduação, reconhecendo pontos fortes e identificando eventuais lacunas.

É rápido e fácil fazer a Avaliação Institucional, bastando acessar os formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A participação não é obrigatória para estudantes, mas é muito importante que todos se engajem, para garantir que o diagnóstico seja fidedigno. Na última edição, 60,64% dos alunos aptos participaram do processo. A obrigatoriedade se aplica somente a professores de cursos de graduação presenciais das classes a, b e c.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) ressalta que os formulários são enviados de forma totalmente anônima, e os resultados só são divulgados após o fechamento do semestre letivo.

Os alunos opinarão sobre os seguintes pontos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório), além de fazerem uma autoavaliação. Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.

Imagem: A estrutura das bibliotecas também é um ponto da avaliação institucional (Foto: Guilherme Braga/UFC)COMO FAZER – Cada aluno e professor deve responder aos formulários disponíveis no menu Ensino do SIGAA. O processo é coordenado pela CPA, presidida pelo Prof. Hermógenes David de Oliveira e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada unidade acadêmica, seguindo as diretrizes e o roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com a participação das coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.

Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias a serem divulgados em um sítio próprio da CPA, em fase de construção.

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC  e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.