Resultado de pesquisa da UFC, livro "SerTão Cultural" será lançado terça-feira (21)

Imagem: Capa do livro SerTão Cultural: memória, identificação e valorização da cultura sertaneja (Imagem: Divulgação)Costumes, saberes e cotidiano são alguns dos aspectos relacionados ao sertão, sobretudo do Ceará, aos quais está dedicado o livro SerTão Cultural: memória, identificação e valorização da cultura sertaneja, a ser lançado terça-feira (21), às 19h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC– Av. da Universidade, 2854, Benfica).

Resultado de pesquisa do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, a publicação reúne artigos de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação ligados ao Curso de Psicologia, à Faculdade de Educação (Faced) e ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), através dos laboratórios de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus),  e de Estudos sobre a Consciência (Lesc-Psi), além do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula).

Os professores Lúcia Maria Gonçalves Siebra (Psicologia), Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida (Iefes) e Vanessa Louise Batista (Faced) são os organizadores do livro. "O que se almeja nesse projeto é o resgate da sabedoria do sertão, da cultura oral, do conhecimento do povo. É uma busca de documentação das estratégias de previsão dos chamados profetas da chuva, do conhecimento das ervas pelas benzedeiras, dos modos de fazer do homem sertanejo e da mulher sertaneja, das crenças e credos, da culinária do sertão, dos artefatos e instrumentos utilizados e inventados para a lida", explica o Prof. Teodorico.

DISTRIBUIÇÃO – O público presente ao lançamento receberá gratuitamente a obra. A distribuição do livro, após o evento, também será gratuita às instituições de ensino superior, secretarias de cultura e educação e bibliotecas públicas mediante solicitação de doação do exemplar.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, organizador do livro – fones: 85 3366 9216 e 99623 0830