Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas promove evento alusivo aos 25 anos

Imagem: Cartaz do evento mostra detalhes sobre a realização (Imagem: divulgação)Em comemoração de 25 anos de pesquisas, o Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas (BioMol-Lab) da Universidade Federal do Ceará promove, de 25 a 29 de julho, programação especial de atividades, envolvendo um workshop alusivo à efeméride e os cursos Produção e Purificação de Proteínas Recombinantes em Sistemas Heterólogos e Ferramentas para Estudos Estruturais de Proteínas: Cristalografia e Modelagem Molecular.

O workshop será realizado na próxima segunda-feira (25), das 8h às 18h, no auditório do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC (bloco 907, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) e contará com palestras de pesquisadores de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e do Ceará.

A palestra de abertura, às 8h, será com o Prof. Vasco Azevedo, do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre "Ômicas aplicadas a Corynebacterium pseudotuberculosis – nosso cavalo de batalha". O coordenador do BioMol-Lab, Prof. Benildo Cavada, falará no workshop sobre "Potencial biotecnológico de lectinas vegetais", às 9h.

Os dois cursos serão realizados de 25 a 29 deste mês, das 8h às 18h, no laboratório 1075 (bloco 907, Campus do Pici). Mais informações sobre o workshop e os cursos podem ser obtidas através do site do evento ou, ainda, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE O LABORATÓRIO – O BioMol-Lab, vinculado ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, foi fundado pelo Prof. Benildo Sousa Cavada, em 1991. Com uma equipe atualmente composta por dois pesquisadores de pós-doutorado e mais de 20 estudantes de graduação e pós-graduação, o laboratório abriga pesquisas na área de biologia estrutural e molecular de lectinas vegetais (classe de proteínas vegetais).

Ao longo destes 25 anos, formou mais de 50 doutores, 50 mestres e 250 bolsistas de outras modalidades e, como produção acadêmica, possui mais de 300 artigos publicados em revistas indexadas, além de 40 proteínas depositadas no Protein Data Bank (PDB), organismo internacional localizado na Suíça que reúne a produção na área. É coordenado pelos professores Benildo Cavada e Kyria Nascimento.

Fonte: Marília Lima, servidora do Centro de Ciências da UFC – fone: 85 3366 9786