Polinização de culturas agrícolas é objeto de parceria entre UFC e Bayer

Imagem: Assinatura do termo de cooperação do projeto Polinização de Culturas Agrícolas, entre UFC e BayerFoi assinado na tarde da última quarta-feira (26), no gabinete do Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará no exercício da Reitoria, termo de cooperação do projeto Polinização de Culturas Agrícolas, entre UFC e Bayer, o primeiro deste tipo firmado entre a companhia alemã com uma universidade brasileira.

Veio da Alemanha especialmente para a assinatura do documento o gerente global da área de polinização da Bayer, o químico Christian Maus. Também esteve presente a agrônoma Cláudia Quaglierini, da Bayer CropScience, do Brasil.

A escolha da UFC como instituição que desenvolverá o projeto se deve ao trabalho de pesquisa com abelhas do Prof. Breno Freitas, "conhecido nacional e internacionalmente", como afirmou Cláudia Quaglierini, destacando que a Bayer financiará 100% do projeto.

Para o Prof. Antonio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, a parceria universidade-empresa é o que deve acontecer cada vez mais frequentemente, sendo um fator de desenvolvimento tanto das universidades quanto da sociedade, além de servir para a formação de estudantes e ser uma fonte de recursos financeiros.

Imagem: "Hotel" das abelhas acolhe diversas espécies do inseto no Campus do Pici (Foto: Prof. Breno Freitas/UFC)"Hoje demos o primeiro passo", afirma o Prof. Breno Magalhães Freitas, informando que há outras ações sendo negociadas. O projeto que tem início agora objetiva a conservação das abelhas e, consequentemente, a produção agrícola. "Também irá identificar as abelhas que polinizam cada tipo de cultura, resultando no Manual sobre os polinizadores da cultura brasileira", complementou.

Pela manhã, Christian Maus e Claudia Quaglierini, acompanhados da Profª Sônia Pinheiro, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e do Prof. Breno Freitas, visitaram as instalações do Departamento de Zootecnia da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde são desenvolvidas as pesquisas com abelhas e conheceram o "hotel" das abelhas, que acolhe diversas espécies do inseto.

Padronização agrícola ameaça animais polinizadores, alerta pesquisa internacional
Professor da UFC participa de investigação científica destaque na revista Science

Fonte: Prof. Breno Magalhães Freitas, do Departamento de Zootecnia da UFC – fone: 85 3366 9220