Eleonora Forenza, parlamentar italiana, faz conferência sobre literatura e feminismo

Imagem: Eleonora Forenza, da Università degli Studi di Roma Tre, falará sobre gênero e literatura (Foto:Divulgação)A professora e pesquisadora Eleonora Forenza, da Università degli Studi di Roma Tre, também parlamentar integrante da comissão executiva da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) é a convidada da conferência inaugural do semestre 2017.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras/UFC), nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

Na conferência, intitulada “Material/Excedente” (dalla potestas del canone letterario alla potentia delle narrazioni), a professora falará sobre questões de gênero e literatura.

A exposição será em italiano e haverá tradução para o português. Em seguida, será realizada mesa-redonda com apresentação do coordenador do PPGLetras/UFC, Prof. Orlando Luiz Araújo, mediação do vice-coordenador do programa, Prof. Yuri Brunello, e participação da Profª Ana Rita Fonteles, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC, e da mestranda em História Bárbara Costa Ribeiro.

SEMINÁRIO – Na quinta-feira (31), Eleonora Forenza participará do I Seminário Internacional Gramsci, Revolução e os Desafios do Século XXI, que prosseguirá nos dias 31 de de agosto e 1º de setembro, no Auditório Valnir Chargas (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica), da Faculdade de Educação da UFC (FACED). O seminário é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci.

Esse evento integra o conjunto de comemorações do centenário da Revolução Russa e dos 80 anos de morte de Antonio Gramsci, filósofo italiano. No programa do seminário consta a participação ainda de estudiosos e pesquisadores locais e internacionais, como Guido Liguori, presidente da International Gramsci Society na Itália, e Marcos Del Roio, presidente da International Gramsci Society no Brasil. Na oportunidade haverá a apresentação de uma revelante obra para os estudos de Gramsci lançada pela Boitempo, o Dicionário gramsciano, organizado por Guido Liguori, que realizará a conferência de abertura do seminário na noite do dia 30 de agosto.

Outras informações podem ser acessadas na página do seminário no Facebook e no site do evento. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico.

Fontes: Prof. Orlando Luiz de Araújo e Prof. Yuri Brunello, coordenador e vice-coordenador do PPGLetras/UFC)  – fones: 85 3366 7618 e 3366 7619 / Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci – E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.