Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia realiza pesquisa com a Universidade da Califórnia

Imagem: Foto da estudante Cristiane CoutinhoDetectar infecções naturais da bactéria Wolbachia em diferentes linhagens de Trichogramma pretiosum, uma microvespa usada como biopesticida no combate a pragas em plantações, é a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGFitotecnia) da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade da Califórnia – Riverside (UCR), nos EUA.

Com duração prevista para seis meses em sua etapa no exterior, o trabalho terá como foco a análise em diferentes linhagens da microvespa coletadas no Ceará.

Conduzida pela doutoranda Cristiane Coutinho, do PPGFitotecnia, com orientação do Prof. Patrik Pastori, do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA) da UFC, e do Prof. Richard Stouthamer, do Departamento de Entomologia da UCR, o trabalho visa aprimorar o controle biológico de pragas no semiárido brasileiro com o uso da microvespa Trichogramma pretiosum.

O Prof. Pastori destaca a importância desse intercâmbio de conhecimentos com a UCR. “O Prof. Richard Stouthamer é pioneiro em estudos envolvendo a interação Wolbachia – Trichogramma. Seu laboratório possui equipamentos de última geração necessários ao estudo de técnicas moleculares para detecção e identificação de simbiontes (relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos). Academicamente o projeto permitirá o estreitamento da parceria entre a UFC e a UCR por meio do intercâmbio de informações e de tecnologias, além de fortalecer a rede de colaboração entre os pesquisadores”, avalia.

Mais informações acerca da pesquisa sobre controle biológico do LEA estão no Jornal da UFC.

Fonte: Prof. Patrik Pastori, do Laboratório de Entomologia Aplicada – fone: 85 3366 9680