NOTA DA REITORIA - Estamos de luto: morre o Prof. Afrânio Fernandes

A Universidade Federal do Ceará faz hoje um doloroso registro: o falecimento do Prof. Afrânio Gomes Fernandes, um dos ícones da Botânica nacional e internacional, que, desde 1984, integrava nossa galeria de Professores Eméritos. Autor de 24 livros publicados e com mais de 20 novas espécies descritas mundialmente, o Prof. Afrânio tornou-se referência na área de Taxonomia Vegetal, destacando-se pela dedicação à docência e a seriedade com que aprofundou sua pesquisa científica.

Seu legado será sempre lembrado, pelas marcas que imprimiu nos ambientes da Universidade por onde transitou e pelas lições que disseminou, nas salas de aula e laboratórios, formando sucessivas gerações de novos profissionais.

Aqui, em nome de toda a comunidade universitária que represento, transmito à família do Prof. Afrânio sinceras condolências. Também estamos enlutados, razão por que a Universidade Federal do Ceará decreta luto de três dias, a fim de reverenciarmos, em profundidade, a memória do querido mestre desaparecido.

Henry de Holanda Campos
Reitor da UFC