Procurar no portal

HUWC auxilia médicos do Interior na avaliação de pacientes via Internet

Imagem: Foto do médico Germison LopesA Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, começou, no mês de agosto, a realizar sessões de telemedicina para agilizar o atendimento, contribuindo para uma triagem mais efetiva no sistema público de saúde de pacientes com doenças hematológicas.

A telemedicina utiliza a Internet como meio de acelerar as avaliações médicas e a emissão de laudos.

Fernando Barroso, chefe da Unidade de Onco-Hematologia do HUWC, explica que, em sessões semanais, com o médico hematologista Germison Lopes como um dos responsáveis, especialistas da unidade analisam casos de pacientes indicados por médicos das redes primária e secundária de saúde do Estado.

"Para participar, basta que o médico tenha um computador com acesso à Internet. Com isso, ele se cadastra no sistema através de preenchimento de formulário eletrônico. Depois do cadastro feito, ele recebe uma senha de acesso à sessão para tirar dúvidas sobre hematologia", informa Barroso.

Na sessão, acrescenta o hematologista, o médico generalista apresenta o caso clínico e envia exames do paciente. O especialista avalia e dá retorno ao generalista em 24 horas ou 48 horas, a depender do caso. O paciente, portanto, terá o parecer de dois médicos: do generalista, que está ali no posto de saúde; e do especialista, que está no hospital de alta complexidade e orientará sobre os próximos passos do tratamento. Tudo isso on-line.

Além de contribuir para reduzir os atendimentos de pacientes fora do perfil do Hospital Universitário (que é de alta complexidade), a telemedicina para discussão de casos em hematologia permite o acesso local ao atendimento de especialistas, aumenta a disponibilidade de informações oferecidas por esses profissionais e melhora a assistência primária.

"Um dos nossos maiores problemas hoje é não conseguir atender à demanda. A despeito de termos atendido em torno de 27 mil pacientes em 2016 e de contarmos com 42 ambulatórios, ainda temos fila. Com a otimização dessa triagem, poderemos atender melhor os pacientes que precisam de uma atenção terciária, tais como as pessoas com leucemia. Será muito bom também para os pacientes, que não precisarão se deslocar de suas cidades ou mesmo na capital para receber orientações que podem ser dadas na atenção primária", destaca Fernando Barroso.

Nas duas primeiras semanas de trabalho, foram avaliados pacientes dos municípios de Crateús, Fortaleza, Iracema, Morada Nova e Tianguá. As sessões de telemedicina em hematologia do HUWC são realizadas em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/UFC).

SAIBA MAIS – Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a telemedicina "compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações".

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio é da Universidade Federal do Ceará e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.

O objetivo da Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/Ebserh – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300