UFC mantém-se no ranking das mil melhores universidades do mundo e aumenta nota média

Imagem: Logomarca do ranking mundial da Times Higher Education (THE)A Universidade Federal do Ceará manteve-se entre as mil melhores universidades do mundo no Ranking Mundial Universitário 2018 da Times Higher Education (THE), divulgado nesta terça-feira (5). O levantamento é um dos mais importantes do mundo no setor acadêmico.

A nota média da UFC passou de 18,5 para 21,4, o que a situou na faixa entre 800-1.000 do mundo. No ranking mundial, a classificação é feita em grupos, a partir da posição 200. No ranking Brasil, a UFC ocupou a 11ª posição e a 1ª do Nordeste, empatada com as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Na edição anterior do ranking, a UFC ocupava a 13ª colocação.

A posição contrasta com a situação do ensino superior brasileiro, que acabou perdendo 6 postos no levantamento. Na última edição do THE, o Brasil tinha 27 universidades na lista das mil melhores. Na atual, 10 instituições deixaram a lista e 4 ingressaram.

Para realizar o levantamento, o THE utiliza 13 indicadores de desempenho, reunidos em 5 setores: ensino, pesquisa, citações em publicações internacionais, internacionalização e relacionamento com a indústria (transferência de conhecimento). Desses, a UFC apresentou crescimento em 4: pesquisa, citações, internacionalização e relacionamento com a indústria (transferência de conhecimento), com destaque para este último.

"A UFC está definitivamente consolidando sua posição entre as 10 melhores instituições de ensino superior brasileiras", destaca o pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração, Augusto Albuquerque. "A melhoria das nossas avaliações é uma tendência. Em todos os rankings, a gente vem convergindo para as 10 melhores universidades. A continuidade disso será meta estratégica do nosso próximo PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]", complementa.

O PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição de ensino superior no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. O próximo plano abrangerá os anos de 2018 a 2022.

Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365