Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Atividades do Cedefam, no Planalto Pici, foram reiniciadas nesta segunda-feira (11)

Imagem: Entrada do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam)As atividades do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), núcleo de extensão da Universidade Federal do Ceará onde são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde e educação, foram reiniciadas nesta segunda-feira (11). O funcionamento do Cedefam havia sido suspenso, em 23 de agosto, por decisão do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, após atos de violência ocorridos no local nesse mesmo dia.

Entre as providências adotadas de imediato pela Universidade para garantir mais segurança no Centro, localizado na Rua Pernambuco, 1674, bairro Planalto Pici, estão a melhoria na iluminação da área, intensificação da ronda e instalação de guarita de vigilância da UFC, e definição de um acesso único em vez dos dois portões antes abertos.

Outras medidas de médio e longo prazos serão tomadas. A pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, adianta que está marcada uma reunião para o próximo dia 13, às 14h, no Cedefam, com a participação de representantes da UFC e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza. No encontro será discutido como viabilizar uma integração maior do Cedefam com as demais unidades de saúde da área (Regional III e parte da Regional V) de modo a vincular o Cedefam, institucionalmente, ao sistema de saúde do município.

Segundo ela, na reunião deverá ser criado um comitê que irá discutir e definir as ações e o papel da Universidade numa possível cogestão do Cedefam com a Prefeitura de Fortaleza. Isso irá permitir melhorias nas instalações, equipamentos e pessoal para atender naquela comunidade.

LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS – Na manhã desta quarta-feira (6), a direção do Cedefam se reuniu com seus funcionários e lideranças comunitárias do entorno para expor detalhadamente os fatos que levaram à suspensão temporária do atendimento no Centro, informar as providências tomadas pela UFC e solicitar o apoio para divulgar a importância do trabalho do Cedefam para a comunidade. "Pedimos o apoio e eles se comprometeram a nos auxiliar", disse a coordenadora do Cedefam, Profª Walda Brígido.

No próximo dia 14, às 8h, num reforço de aproximação, o Cedefam promoverá um café da manhã para as lideranças comunitárias presentes à reunião de hoje, que prometeram levar mais pessoas da comunidade.

Para a diretora do Cedefam, é essencial que a comunidade entenda a importância do Centro, que só leva benefícios àquela área. Atualmente, são oferecidos serviços de enfermagem, fisioterapia, odontologia, ginecologia, educação física, oftalmologia e odontologia.

Fontes: Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão – fone: 85 3366 7452 / Profª Walda Viana Brígido de Moura, diretora do Cedefam – fone: 85 3366 9372

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo