Agência UFC de Notícias: zika, empreendedorismo e etanol entre os destaques da semana

Imagem: Pesquisa visa desenvolver um kit rápido para diagnosticar o zika vírus (Foto: Jr. Panela/UFC)A Agência UFC de Notícias, canal de divulgação da produção científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, traz, como destaque da semana pesquisa do Laboratório de Separação e Reação (LP1), do Departamento de Engenharia Química, que visa desenvolver um kit rápido para diagnosticar o zika vírus. Os cientistas esperam encontrar uma solução que reduza o tempo médio do diagnóstico, que hoje é de quatro a sete dias, para poucas horas após o teste.

O estudo é feito em parceria com grupos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os detalhes sobre o trabalho, bem como as expectativas em relação à produção do kit, podem ser vistos em reportagem disponível no site da Agência.

Outro destaque desta semana é o projeto de extensão Café com Startup, clube temático surgido a partir de demanda de estudantes que retornavam do programa Ciência sem Fronteiras. O projeto, vinculado ao Centro de Tecnologia da UFC, investe no fomento à cultura empreendedora dentro do ambiente acadêmico, com o objetivo de apresentar novas possibilidades para depois da formatura e início da vida profissional.

Imagem: Entre as diversas possibilidades analisadas, está a produção de etanol, de primeira e segunda geração, do caju (Foto: Ribamar Neto/UFC)Os leitores da Agência poderão conferir, ainda, reportagem sobre pesquisadores que têm investigado maneiras de explorar todo o potencial subaproveitado do caju, do suco ao bagaço. O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio), do Departamento de Engenharia Química, mostra que, entre as diversas possibilidades analisadas, está a produção de etanol, de primeira e segunda geração, do caju.

Qualquer pessoa ou instituição pode usar livremente as matérias da Agência em blogs, sites e publicações. Exige-se, como contrapartida, apenas o crédito da matéria (leia as regras para publicação). O gerenciamento da Agência UFC está a cargo da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331