Labomar e Ibama assinam convênio para monitoramento de ecossistemas marinhos

Imagem: Acordo foi assinado na Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), assinou, nesta segunda-feira (25), convênio de cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando à melhoria no monitoramento dos ecossistemas marinhos cearenses e ao compartilhamento de técnicas e conhecimentos entre as duas instituições.

Com a parceria, o Ibama passará a utilizar a estrutura do Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial (LEMAE), projeto recentemente aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que funcionará a bordo do Argo Equatorial, embarcação do Labomar.

Veja outras imagens da assinatura do convênio no Flickr da UFC

Para a UFC, a vantagem está na possibilidade de realização de pesquisas e atividades didáticas e de extensão nos ambientes marinhos, estuarinos e costeiros, facilitadas com a união de recursos e com a expertise do Ibama.

O convênio foi assinado pelo vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, que vê a cooperação como "um momento feliz" e uma oportunidade de criar precedentes para momentos posteriores de parceria. "A atuação do Ibama mantém diálogo com várias áreas da Universidade e isso pode servir como mote para próximas conversas", afirmou.

Imagem: Acordo foi assinado na Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Para a vice-diretora do Labomar, Profª Lidriana Pinheiro, a cooperação pode garantir melhor suporte técnico e estrutural ao LEMAE, que já prevê a participação de empresas de interesse comum ao laboratório. "Podemos ainda conhecer mais um pouco sobre as espécies ameaçadas de extinção e, para o Ibama, é uma oportunidade de aprimorar técnicas de monitoramento", acrescenta.

O superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, presente na assinatura do convênio, lembra ainda do aspecto da eficiência de gestão que o contrato traz. "Além de estimular a pesquisa e a proteção da biodiversidade marinha, nesse momento de obstrução orçamentária, é importante ter a possibilidade de construir parceria pelo compartilhamento de recursos", diz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331