Comitiva da Câmara dos Deputados visita UFC para discutir a "pílula do câncer"

Imagem: Depois de visita ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), subcomissão foi recebido pelo reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)Integrantes da Subcomissão de Fármacos da Câmara dos Deputados, pertencente à Comissão de Seguridade Social e Família da Casa, estiveram na manhã de terça-feira (26) na Universidade Federal do Ceará, para discutir questões relacionadas à fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer".

A UFC, através do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), faz parte da comissão nacional que realiza pesquisas e testes pré-clínicos e clínicos com a substância, cuja eficiência no tratamento do câncer está sendo estudada.

A comitiva da Câmara foi recebida, inicialmente, no NPDM, pelo diretor do Núcleo, Prof. Odorico de Moraes, e por outros pesquisadores da unidade. Em seguida, o grupo foi recepcionado pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, na Reitoria.

Veja mais imagens da visita no Flickr da UFC

Em um primeiro momento do encontro, os deputados federais conheceram a estrutura do NPDM e discutiram temas como indústria farmacêutica, confiabilidade de testes de bioequivalência de fármacos, qualidade de medicamentos, dentre outros pontos.

"Ficamos positivamente surpreendidos com o que vimos, pela qualidade e infraestrutura que o Núcleo tem pra fazer pesquisa. Valeu muito a nossa viagem. O que é feito no NPDM em relação a doenças graves e doenças raras está diretamente relacionado com nosso trabalho no Congresso", disse a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR).

Imagem: Prof. Odorico de Moraes explana para a subcomissãoFOSFOETANOLAMINA – O andamento dos testes com a chamada "pílula do câncer" foi o foco da visita dos parlamentares. O NPDM obteve financiamento para continuar com a pesquisa e, na UFC, tais estudos estão entrando na fase clínica, ou seja, a etapa em que há participação de seres humanos.

Os integrantes da Subcomissão vieram tomar conhecimento sobre o trabalho realizado e apresentar questionamentos e demandas relacionados ao tema. "Queremos interagir, continuar o diálogo para uma ajuda mútua", afirmou o presidente da Subcomissão, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP).

"Obtivemos informações e vamos dar encaminhamentos. O trabalho feito pelo NPDM nos deu balizas e estímulos para continuarmos atuando no tema. E ressaltou a importância de equipamentos públicos atuarem, de terem financiamento para exercer desde a pesquisa ao desenvolvimento de fármacos", complementou Chinaglia.

Também estiveram presentes à reunião a deputada Carmen Zanoto (PPS-SC), o deputado Adelmo Leão (titular / PT-MG) e o secretário da Subcomissão, o servidor Rubens Carneiro.

Sobre a visita, o reitor declarou não ser "corriqueiro receber uma comitiva de parlamentares, de pessoas que são representativas da boa política. Para nós, é uma satisfação. Conversamos bastante sobre o atual momento da UFC e das universidades. Uma visita como essa é positivo para todos. Eles [os parlamentares] passam a ter mais conhecimento de uma universidade federal e, passada a visita, tendem a estar muito mais motivados a fazer a defesa das universidades públicas", disse o Prof. Henry Campos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331