Workshop internacional sobre construções inteligentes ocorre na próxima terça-feira (3)

ft 170927 arquiteturaO Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima terça-feira (3), a partir das 9h, workshop internacional sobre construções inteligentes, intitulado Innovation on the Smart Construction's World – ISCW 2017. O evento ocorre no auditório do próprio departamento (Av. da Universidade, 2890, Benfica).

O workshop tem o objetivo de capacitar os participantes a identificar uma inovação potencial no mundo da construção inteligente; saber quais inovações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão sendo investigadas pelo público interessado e parceiros e como implementá-los; ter o conhecimento e as ferramentas para desenvolver e manter cidades inteligentes, construindo produtos, materiais e processos industriais economicamente competitivos e ecologicamente sustentáveis.

Para mais detalhes, basta acessar a programação.

De acordo com a Profª Nadia Zurba, organizadora do workshop, a ideia surgiu a partir de sucessivas reuniões de um grupo de trabalho no âmbito de projeto, pesquisa e desenvolvimento sobre artefatos de concreto e cimento do tipo Portland luminescente, atividade que tem colaboração mútua entre a UFC, a Universidade Internacional de Rabat (Marrocos) e a empresa ítalo-brasileira MAER.

O público-alvo do evento compreende professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, empresas e instituições atuantes no setor, tais como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-CE), e conta com apoio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As inscrições podem ser feitas no local do evento, durante o horário de credenciamento (a partir das 8h30min). Mais informações são obtidas pelo telefone 85 3366 7491 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CONSTRUÇÕES INTELIGENTES – Segundo a Profª Nadia Zurba, o conceito de construções inteligentes compreende um espectro de soluções construtivas, tais como produtos, materiais e técnicas produtivas inovadoras e tecnologicamente viáveis, que produzam impactos positivos na qualidade de vida de seus usuários.

Inovação em construções inteligentes é considerado um elemento-chave para o desenvolvimento e manutenção de cidades do futuro, conjugando a construção de produtos, materiais e processos industriais economicamente competitivos e ecologicamente sustentáveis.

Cientificamente, construção inteligente requer uma abordagem multidisciplinar que envolva as áreas de arquitetura, design, engenharia, química, física, bem como aplicações teóricas e práticas de empresas e instituições.

Fonte: Profª Nadia Zurba, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – fone: 85 3366 7491