Procurar no portal

1ª Jornada Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva da MEAC segue até sábado (7)

Imagem: Foto de médicos operandoDe 5 a 7 de outubro de 2017, Fortaleza vai sediar a 1ª Jornada Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva da MEAC, evento que a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, realiza no Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080, Meireles).

Primeira unidade a oferecer tratamento multidisciplinar gratuito de endometriose no Ceará, a MEAC percebeu a necessidade de promover a integração de especialistas em cirurgia minimamente invasiva do Brasil e do exterior, com aulas expositivas e cirurgias ao vivo para a plateia, entre outras atividades. "Estamos trazendo a Fortaleza algumas das maiores referências mundiais neste procedimento. É uma oportunidade ímpar para os profissionais atualizarem seus conhecimentos e técnicas", explica o Prof. Leonardo Bezerra, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Ele também é médico ginecologista da MEAC, onde foram realizadas, de janeiro a agosto deste ano, 620 cirurgias ginecológicas minimamente invasivas.

A cirurgia é considerada minimamente invasiva quando não utiliza grandes cortes e o médico e seus auxiliares operam observando o que se passa dentro do corpo da paciente através das imagens captadas, via orifícios naturais, por uma câmera e transmitidas em um monitor de TV de alta definição. Dessa forma, o procedimento é mais rápido, menos doloroso e a internação é mais curta, proporcionando conforto para a paciente, que tem uma recuperação menos traumática.

É aguardada a vinda de instrutores de outros estados e países como Canadá, Estados Unidos e Itália.

PROGRAMAÇÃO – O evento terá no seu primeiro dia um curso prático (hands-on) de técnicas de sutura laparoscópica com o professor Armando Romeo (diretor educacional e treinador da Karl Storz para América Latina), criador da técnica "gladiador". Serão oferecidas para esse curso 30 vagas e cada participante receberá um aparelho de treinamento individual (home-training) para continuar o treinamento em casa. Será aberto para todas as especialidades cirúrgicas.

No dia 6 de outubro, ocorrem exposições teóricas dialogadas com a plateia e moderadas por mesa de especialistas sobre temas relativos à laparoscopia, endometriose, uroginecologia e disfunção do assoalho pélvico. Também haverá exposição de vídeos didáticos, editados, de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Participarão nesse dia os seguintes professores: Jorge Haddad (FMUSP-SP), Luciano Gibran (Hospital Pérola Byington-SP), Mauricio Simões Abrão (FMUSP-SP), Marco Bassi (FMUSP-SP) e William Kondo (Sugisawa-PR). Haverá, ainda, conferência da Profª Rosane Kho, convidada internacional da Cleveland Clinic de Ohio (EUA), e videoconferência do Prof. Nucelio Lemos, da University of Toronto – Women’s College Hospital (Canadá).

No último dia (7), o destaque será para as cirurgias que serão feitas no centro cirúrgico da MEAC, com transmissão simultânea para a plateia no auditório do hotel. Serão, ao todo, cinco procedimentos realizados pelos professores convidados: endometriose intestinal, colpo-promontofixação laparoscópica, endometrioma ovariano, prótese vaginal para prolapso e histerectomia laparoscópica.

A programação completa pode ser acessada no site do evento, em que é possível realizar inscrição até sexta-feira (29). Após essa data, as inscrições somente poderão ser efetuadas no local, com pagamento em dinheiro.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300