Professores Francisco Belmino, João Maurício e Maria Elias recebem Medalha do Mérito Educacional

Imagem: Reitor Henry Campos e os homenageados (Foto: Viktor Braga/UFC)A Medalha do Mérito Educacional da Universidade Federal do Ceará foi entregue a três professores da instituição na noite desta terça-feira (3), no auditório da Reitoria. A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), é destinada a professores, servidores técnico-administrativos e personalidades que tenham prestado serviços relevantes à educação, à cultura e à ciência. Os agraciados com a comenda foram os professores Francisco Belmino Romero, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química; João Maurício Araújo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), e Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas (DLV).

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

O reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, presidiu a solenidade e entregou as premiações após a leitura dos currículos dos notáveis docentes. O ex-reitor da UFC Roberto Cláudio Frota Bezerra integrou a mesa e também participou do momento de concessão das medalhas.

Imagem: Auditório da Reitoria recebeu familiares, amigos e colegas de profissão dos homenageados (Foto: Viktor Braga/UFC)EMOÇÃO – O Prof. João Maurício atribuiu o prêmio à intensa luta pela melhoria do ensino de Estatística no País, que, atualmente, conta com apenas 30 cursos de formação na área. Reconhece que somente cumpriu o dever como docente e pesquisador e que sua maior produção científica são os mais de 50 mestres e doutores formados por ele. "Tive dois mestres na vida. O professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor desta universidade, que me botou no mundo da Estatística, e minha mãe [Iná Araújo Mota]. Ela veio do Interior, entrou na faculdade com 60 anos de idade, mas foi a minha maior professora, porque me ensinou que um dia em que a gente não aprende algo de novo, é um dia perdido na vida. Eu aprendo todo dia uma coisa nova, conselho que sigo religiosamente", declarou.

Referindo-se ao mérito educacional, o Prof. Francisco Belmino destacou a memória e o legado do pai, o saudoso médico sanitarista e pesquisador Raimundo Alencar, dedicando com gratidão a medalha aos professores do passado, colegas do presente e ex-alunos. Belmino recordou do começo dos anos 1960, quando, como estudante do Liceu do Ceará, participava dos cursos mirins de Física, Química e Matemática da nascente UFC, e que seriam precursores dos atuais departamentos da instituição. "Meu pai dizia: 'Meu filho, o que eu quero deixar para vocês é a educação. Educação que não seja banco de escola, mas que seja respeito ao outro. Se tiver banco de escola, muito bem'. E isso nós devemos passar para os alunos. O respeito pelo ambiente é o mesmo respeito que a gente deve ter pelas pessoas, e passar para eles um conhecimento de vida", afirmou.

Imagem: Profª Maria Elias Soares proferiu o discurso em nome dos homenageados (Foto: Viktor Braga/UFC)RECONHECIMENTO – Antes de proferir o discurso em nome dos homenageados, a Profª Maria Elias Soares foi cumprimentada pela ex-orientanda de mestrado e atual diretora do Centro de Humanidades, Profª Vládia Cabral Borges, que ressaltou o exemplo e o profissionalismo da homenageada.

Maria Elias saudou os demais laureados, com os quais compartilhou a "militância nas lides do ensino, da pesquisa e da gestão universitária". A oradora se referiu ao contexto da época de entrada no magistério superior nos anos 1970, quando os docentes alimentavam uma série de sonhos e se engajavam na missão da pesquisa e do ensino. Citou a frase do pensador e pedagogo Paulo Freire, na qual "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Sublinhou também o desafio de interiorização do ensino superior, nas missões de implantar o campus da UFC em Crateús e de criar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

A fala do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou o papel histórico dos três professores para o crescimento da instituição, por fazerem parte "da linha de frente da luta para promover a universidade pública, para expandi-la territorialmente, avançar na escala de excelência e ampliar o alcance de sua ação transformadora da sociedade". O reitor comemorou os recentes resultados positivos da UFC, como os conceitos de excelência obtidos pela pós-graduação na avaliação quadrienal da Capes, e o 4º lugar no depósito de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2016. "É hora de externar nossa admiração por aqueles, que, dentre nós, se tornaram modelo de conduta acadêmica, emprestando à nossa instituição cotas generosas de talento, compromisso e abnegação", afirmou.

Leia mais: Quem são os homenageados com a Medalha do Mérito Educacional da UFC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone 85 3366 7331