UFC é a 8ª instituição de ensino superior mais eficiente do desporto universitário brasileiro

Imagem: Os desempenhos do Núcleo de Futebol da UFC colaboram para a instituição se destacar no desporto universitário (Foto: Divulgação)Em 2017 a Universidade Federal do Ceará voltou a figurar entre as 10 instituições de ensino superior (IES) mais eficientes do desporto universitário brasileiro de acordo com ranking divulgado anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A UFC passou a ocupar a 8ª posição em uma lista de 238 IES, recebendo o Troféu Eficiência.

O coordenador de Atividades Esportivas da UFC, Wildner Souza, afirma que o resultado projeta a UFC pela quarta vez entre as 10 mais eficientes no Brasil (a instituição obteve a 7ª colocação em 2013, a 9ª, em 2014 e a 8ª, em 2015) e pela segunda vez como a mais eficiente no Ceará (a primeira vez foi em 2013).

O objetivo da CBDU com a divulgação do ranking é incentivar uma maior participação das IES em eventos da entidade. Visa ainda ao aumento quantitativo e qualitativo nas competições, pontuando as conquistas em seus eventos desportivos e premiando as 10 melhores instituições de ensino superior.

CONQUISTAS – Na avaliação de Wildner, 2017 foi proveitoso para o desporto na Instituição mesmo tendo sido um ano "com maiores restrições financeiras". Segundo o coordenador, "o resultado consolida principalmente a política de incentivo ao desporto na Universidade, na dimensão do rendimento e da participação dos alunos. Essas ações contemplam atividades rotineiras que vão dos treinamentos das seleções à participação em competições universitárias e abertas (extensão), como na realização dos Jogos da UFC e de práticas desportivas de lazer, iniciação e aperfeiçoamento".

Ele destaca a importância do Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto por constituir "um dos mais importantes mecanismos de eficiência da política do desporto universitário da UFC". Reconhece que ainda há questões que limitam algumas ações do setor, mas "que a administração superior está buscando solucionar. A perspectiva é que, ao serem solucionadas essas questões, as atividades tenham grande incremento".

RANKING – No ranking do Troféu Eficiência da CBDU, a 1ª posição ficou com a Universidade Paulista (Unip), a 2ª, com a Universidade de Brasília (UnB), a 3ª, com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), de Pernambuco. Na 10ª posição, figura a Universidade de Fortaleza (Unifor). Conheça a relação completa das IES que integram o ranking.

Fonte: Wildner Souza, da Coordenadoria de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871