Recebem grau 27 alunos de seis cursos de graduação do campus de Sobral

Imagem: Parte dos concludentes do Campus de SobralA cerimônia de colação de grau do Campus da Universidade Federal do Ceará de Sobral foi realizada na noite da última sexta-feira (20), no auditório do bloco I do Campus Mucambinho. Ao todo, foram graduados 27 alunos, oriundos dos cursos de Ciências Econômicas, Bacharelado em Finanças, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Psicologia e Medicina.

O Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, presidiu a solenidade, que contou ainda com a presença dos professores Simone da Silveira Sá Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFC; Vicente de Paulo Teixeira Pinto, Diretor do Campus de Sobral; e João Guilherme Nogueira Matias, Coordenador de Programas Acadêmicos do Campus de Sobral.

Em uma noite especial, em que o Curso de Engenharia da Computação formou o primeiro aluno do Programa PEC-G, Ken Esparta Ccorahua, natural do Peru, o professor do curso Iális Cavalcante de Paula Júnior foi o orador docente. "Nesta turma de formandos do Curso de Engenharia da Computação, orientei o trabalho de conclusão de curso de cinco dentre os sete estudantes aqui presentes. Esta é para mim uma oportunidade de repassar, quem sabe, minha última orientação como professor. Uma despedida especial para mais de 70% da turma. E ainda, nosso curso agora tem alcance internacional, já que temos nosso primeiro formando estrangeiro. ¡Felicitaciones!", ressaltou.

Imagem: Mesa de autoridades acadêmicas da solenidade de colação de grauO Prof. Iális de Paula destacou ainda as turmas que concluíam os estudos no mesmo semestre em que seus cursos completavam 10 anos de existência, "participando de um momento ímpar na história dos Cursos de Ciências Econômicas, Psicologia, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação".

A oradora discente Larissa Souza Pereira, primeira aluna a colar grau no Curso de Engenharia Elétrica, relembrou os desafios encontrados na trajetória da graduação. "Sabíamos que nosso esforço seria recompensado ao final. Aprendemos que não precisamos ser os melhores, mas sim humildes e esforçados; muitas vezes a alegria de uma nota 4 significava a mesma coisa que um 10. Guardaremos sempre isso na lembrança, tenho certeza de que seremos profissionais dignos", discursou.

O Prof. Custódio Almeida falou sobre a satisfação de retornar a Sobral para presidir uma solenidade de colação de grau. "Enquanto festejamos esperançosos a chegada das primeiras chuvas, sentimos no ar um ambiente de renovação", salientou. "Formar profissionais competentes, cidadãos comprometidos com o avanço social e econômico, eis nossa missão precípua. De tal maneira a UFC assumiu esse compromisso que, com o passar dos anos, tornou-se instância estratégica, imprescindível no esforço para alavancar o desenvolvimento de todas as regiões do Ceará e reduzir o inadmissível desequilíbrio que tanto compromete a paisagem social brasileira e tanto humilha o povo nordestino", afirmou.

Imagem: Plateia no auditório do bloco I do Campus MucambinhoO Vice-Reitor ressaltou ainda a colocação da UFC como a melhor universidade de todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste e o fato de ela ser, desde 2012, uma das instituições mais procuradas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desejou que, dentro de alguns anos, "a UFC esteja ainda maior e melhor, mais consolidada como referência acadêmica nacional e ainda mais fortalecida como referência afetiva no coração dos cearenses".

Também participaram da solenidade o Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação de Sobral, e Maria de Lourdes Bezerra, Diretora de Administração em exercício do IFCE de Sobral. Colaborou a administradora Anne Araújo, da Diretoria do Campus da UFC em Sobral.

QUIXADÁ E FEVEREIRO – As colações de grau 2016.2 continuam. No Campus de Quixadá, ocorre nesta segunda-feira (23). Os estudantes que ainda precisam fazer reposição de aulas devido à greve do ano passado terão suas solenidades de colação de grau no dia 16 de fevereiro, em Fortaleza, e 17 de fevereiro, em Sobral.

Aprofundar conquistas e agir com ética foram desafios destacados na colação de grau
Missão da UFC é formar profissionais e cidadãos comprometidos, diz o Reitor
Histórias de sonhos que se concretizam: quem são os formandos da UFC?

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331