Procurar no portal

Prof. Almir Bittencourt e Prof. José Soares tomam posse em novas pró-reitorias da UFC

Imagem: Professores José Soares, Henry Campos, Custódio Almeida e Almir Bittencourt (Foto: Viktor Braga/UFC)Membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará se reuniram na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Reitoria, para assistir à posse do Prof. Almir Bittencourt como Pró-Reitor de Planejamento e Administração, e do Prof. José Soares como Pró-Reitor de Relações Internacionais. Recém-criadas, as novas pró-reitorias representam, como defendeu o Reitor Henry Campos, um "momento histórico" para a UFC.

Ao agradecer as contribuições valiosas da Profª Denise Correa e do Prof. Ernesto Pitombeira, que foram titulares, respectivamente, da Pró-Reitoria de Administração (Pradm) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PRPL), o Reitor enalteceu o empenho de ambos. "A Universidade nunca vai pagar o que vocês fizeram por esta casa. Vocês deixam a marca da qualidade e do compromisso, acompanhados de uma transformação extremamente positiva", destacou.

Apesar dos "desafios e adversidades", o Prof. Henry Campos disse "apostar no otimismo", ao dar as boas-vindas aos novos gestores, para "continuarmos unidos para fazer da UFC uma universidade cada vez melhor e mais comprometida com os destinos do nosso povo e do nosso país".

Veja outras imagens da posse dos novos pró-reitores no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Almir Bittencourt (Foto: Viktor Braga/UFC)LEGADO – Abrindo as falas da mesa, a Profª Denise Correa reconheceu o "passo largo" que a UFC dá ao juntar as pastas de Planejamento e Administração. Numa retrospectiva de ações empreendidas na sua gestão, ela lembrou o desafio de conciliar modernização e cumprimento da legislação em vigor. Além de reforçar o grande aprendizado na condução da Pradm, Denise Correa fez questão de dividir os méritos do trabalho com a equipe que, "com muita competência, dedicação, compromisso e responsabilidade, trabalhou de forma incansável no processo de constantes reestruturações da Pró-Reitoria". Por fim, a professora desejou aos novos titulares "uma gestão profícua para que a UFC continue avançando de forma célere e firme, despontando entre as melhores universidades do País, e no futuro possa figurar entre as melhores da América e por que não dizer do mundo".

Despedindo-se do comando da Pró-Reitoria de Planejamento, o Prof. Ernesto Pitombeira fez questão, em seu discurso, de cumprimentar e agradecer a cada um dos integrantes da equipe. "Eu saio com uma impressão da grandeza da Universidade e com a certeza, e aí não vou ser modesto, de que nós ajudamos a construí-la", confessou.     

Imagem: Prof. José Soares é o Pró-Reitor de Relações Internacionais (Foto: Viktor Braga/UFC)DESAFIOS – Após a assinatura dos termos de posse, que também conduziu ao cargo de Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Administração o Prof. Augusto Albuquerque, os novos titulares puderam compartilhar as expectativas ao assumir as novas posições.

O convite do Reitor Henry Campos e do Vice-Reitor Custódio Almeida foi recebido pelo Prof. Almir Bittencourt com "imensa satisfação" e abraçado como "grande desafio". Reconhecendo as notáveis conquistas articuladas nas gestões da Profª Denise Correa e do Prof. Ernesto Pitombeira, o novo Pró-Reitor prometeu manter e dar continuidade ao trabalho de seus antecessores "dentro do rigor exigido pelo setor público para dar respostas à sociedade". "Espero contar com a colaboração e ajuda de todos, porque nenhum trabalho se faz só, e vou me colocar sempre à disposição para ouvir", finalizou.

Depois de passar 14 meses à frente da agora extinta Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), o Prof. José Soares assume a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) compreendendo a decisão da administração superior de criar a nova estrutura como "ousada e visionária". Soares disse entender o processo de internacionalização da UFC como representação de "uma das últimas etapas do processo de compreensão do ser humano como ente universal e heterogêneo em toda sua plenitude e profundidade". O novo Pró-Reitor anunciou a estrutura da Prointer, que, além da Secretaria-Executiva, ligada ao titular, englobará o mais breve possível o Comitê de Internacionalização da UFC, com membros de todas as unidades acadêmicas. Três coordenadorias completam o organograma: a de Mobilidade Acadêmica, a de Internacionalização Linguística e a de Intercâmbios e Convênios.

Imagem: Auditório da Reitoria ficou lotado para a posse dos novos pró-reitores (Foto: Viktor Braga/UFC)CURRÍCULOS – Almir Bittencourt da Silva é docente efetivo da UFC desde 2005; é doutor, mestre e graduado em Economia (títulos obtidos na UFC), além de especialista em Controle de Empresas Públicas pelo Institut International d'Administration Publique, de Paris, França. Foi reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. Na UFC, foi pesquisador institucional e coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica. É professor titular do Departamento de Economia Aplicada da UFC. Suas pesquisas compreendem principalmente as áreas de planejamento econômico, macroeconomia e economia do setor público.

José Soares de Andrade Júnior entrou na UFC como professor efetivo em 1993. É doutor e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado também em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi pesquisador visitante na Boston University, Estados Unidos, e professor visitante no ETH-Zurique, Suíça. Atuou como membro titular do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq. Coordena vários projetos de pesquisa, dedicando-se principalmente às áreas de física estatística, física computacional e sistemas complexos. É professor titular do Departamento de Física da UFC, onde também integra o Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Física.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300