Nota da Reitoria - Mulheres: Parceiras na construção da Universidade
- Quarta, 08 Março 2017 07:59
O crescente protagonismo das mulheres nos avanços sociais, educacionais, econômicos, políticos, científicos e culturais da humanidade é, em parte, resultado das políticas de gênero implementadas nas últimas décadas. Mas, apesar das conquistas alcançadas, é patente que a igualdade de gêneros ainda está longe de ser atingida na sociedade, onde a sombria presença da violência contra a mulher surge como o sinal mais evidente da desigualdade.
Na ciência, o cenário não é diferente. Cabe às sociedades científicas e universidades contribuírem na reflexão e formulação das políticas de gênero para ampliar a participação feminina na ciência, oferecendo às mulheres condições de igualdade na prática científica. A história revela grandes mulheres que, por sua trajetória transformadora e inspiradora, nos mostram que as diferenças entre os sexos são construções culturais e que a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres é um tema que não pode ser esquecido.
As datas comemorativas são simbólicas e ensejam reflexões oportunas. No Dia Internacional da Mulher, não basta nos congratularmos e oferecer flores, numa espécie de reparação por aquilo que é negado no dia a dia. Seria desejável que, no cotidiano dos lares e locais de trabalho, as mulheres recebessem mais demonstrações de respeito, tratamento igualitário e um justo reconhecimento pelas contribuições que oferecem na construção de um mundo melhor.
A Universidade, no exercício pleno do pluralismo e respeito à diversidade, se apresenta como ambiente ideal para exercitarmos a equidade de gênero. Essa é a premissa para que as mulheres tenham reais motivos para comemorar o dia de hoje e todas as grandes efemérides do ano.
Inspirado por tais sentimentos, parabenizamos as mulheres, em especial, aquelas que, no desempenho das tarefas docentes ou administrativas, fazem da UFC uma grande universidade.
Henry de Holanda Campos
Reitor
Custódio Almeida
Vice-Reitor
Leia mais: Reportagem revela detalhes da presença feminina na UFC