Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Design da UFC é o melhor do País, e Secretariado Executivo, o 2º melhor

Melhor curso do País na área, de acordo com os números do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso de Design da UFC apresenta rápida evolução – saindo da 122ª posição em 2012 para a primeira em 2017. Criado em 2011, com a primeira turma ingressando no ano seguinte, o curso aproveitou a boa infraestrutura de seu "irmão mais velho", a graduação em Arquitetura e Urbanismo, que foi criada há 52 anos e dá nome ao Departamento.

Essa simbiose, aliada ao incremento de equipamentos como laboratórios e oficinas, foi fundamental para o crescimento, de acordo com a coordenadora do curso, Profª Mariana Monteiro. Mesmo considerando que a boa colocação foi uma "grata surpresa", ela elenca fatores que ajudam a compreender os resultados.

"Além dessa boa estrutura, temos um trabalho muito forte com bolsas, especialmente de iniciação à docência, projetos de graduação, extensão e iniciação científica e, mais recentemente, bolsas de iniciação acadêmica e bolsas-arte", destaca a coordenadora, enfatizando que a conquista é de todos os que fazem o curso, entre estudantes e servidores técnico-administrativos e docentes.

A qualidade da equipe de professores, aliás, é fundamental, indica a Profª Mariana, citando que quase todo o corpo docente do curso é formado por doutores, uma vez que uma das prioridades para os próximos anos é investir ainda mais em qualificação, como cursos de pós-doutorado.

SECRETARIADO EXECUTIVO – O Curso de Secretariado Executivo, por sua vez, já está consolidado há mais tempo. Na avaliação de 2012, já figurava na 5ª posição. Agora, aparece como o segundo melhor do País. Criado em 1995, o curso apresentou uma mudança de perfil ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos.

"O curso passou por um amadurecimento. Deixamos de ter um perfil essencialmente técnico e passamos a ter um perfil mais acadêmico", diz a Profª Joelma Soares, que coordenou a graduação até o início deste ano. Exemplos disso, segundo ela, são o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES), criado em 2010, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES). A professora considera que essas iniciativas, aliadas a outros projetos, desenvolveram saudável e bem-vinda relação de pertencimento dos estudantes com o curso.

A visão é compartilhada pela atual coordenadora do curso, Profª Conceição Barros. O investimento em pesquisa e extensão, ressalta a professora, trouxe diversos resultados positivos, como mais publicações científicas, participações em eventos e maior aproximação do curso com a comunidade acadêmica em geral. "Com isso, nosso curso foi evoluindo e está cada vez mais consolidado", comemora a Profª Conceição. Ela salienta ainda que as oportunidades no mercado de trabalho e na carreira acadêmica são crescentes na área de secretariado executivo.

OUTROS DESTAQUES – Design e Secretariado Executivo são dois dos cinco cursos de graduação da UFC que ficaram entre os 10 melhores do País em suas respectivas áreas. Destaque também para Publicidade e Propaganda, que avançou da 251ª posição para a 7ª; Psicologia (Fortaleza), que saiu da 37ª para a 9ª posição, e Administração (diurno), que avançou da 69ª para a 9ª posição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 e 3366 7938 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo