Mostra Audiovisual do Festival UFC de Cultura homenageará Karim Aïnouz

Tradicionalmente um lugar de reflexão sobre a sétima arte, o Festival UFC de Cultura promove, de 29 a 31 de março, a mostra Cidades de Karim, que homenageia o cineasta cearense Karim Aïnouz. Diretor de filmes premiados como Madame Satã (2001), Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009) e Praia do Futuro (2014), o artista hoje é radicado em Berlim e tem como tema recorrente em sua arte os deslocamentos e desligamentos, compondo o que ele mesmo intitula “cinema de viagem”.

Além do tributo a Karim, a programação incluirá curtas-metragens produzidos pelos estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. As exibições ocorrerão no teatro da Seara da Ciência, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra localizada na Av. Humberto Monte.

Às 17h do dia 29 de março, a mostra será iniciada com Madame Satã (2001, 105 min). A película nos apresenta João Francisco (Lázaro Ramos), um artista transformista que sonha se tornar um grande astro no Rio de Janeiro dos anos 1930. Ao deixar a prisão, constrói-se enquanto a personagem Madame Satã, cujo nome foi retirado de um filme do cineasta norte-americano Cecil B. DeMille, sucesso na época. Antes, serão exibidos os curtas Fora da onda, de Pedro Henrique, e O meu lugar, de Luana Sampaio, Vitor Oliveira e Tatiana Ferreira.

No dia 30 de março, quinta-feira, será veiculado no mesmo horário O céu de Suely (2006, 88 min), cuja narrativa conta a história de Hermila (Hermila Guedes), uma jovem que chega a Iguatu (CE), sua cidade natal, com um filho nos braços e a promessa de que seu companheiro, Mateus, logo viria de São Paulo a seu encontro. Quando ele não retorna, a moça resolve abandonar o lugar de qualquer maneira e toma a medida desesperada de rifar o próprio corpo. Imediatamente antes, o público confere os curtas Ambulante, de George Henrique Almeida, e Europa, de Leonardo Mouramateus.

Fechando a mostra na sexta-feira (31), estão Praia do Futuro (2014, 106 min) e seu recorte da famosa praia cearense através do ponto de vista do salva-vidas Donato (Wagner Moura), que, após resgatar um motociclista alemão e apaixonar-se por ele, abandona a antiga vida e parte rumo à Europa. Seu irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa), que o tinha como um herói, cresce e viaja para Berlim em busca de explicações. O filme será precedido da exibição de Cidade postal, de Clara Bastos, Tarcísio Rocha Filho e Victor Costa Lopes; e de Mixtape dois irmãos, de Henrique Gomes e Juliana Siebra.

O Festival UFC de Cultura tem patrocínio da Enel, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), organização da Via de Comunicação e Cultura e é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Secretaria de Cultura Artística (SecultArte).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.