Aulas magnas abertas ao público trazem Cezar Migliorin (UFF) e Pasqualino Magnavita (UFBA)

Imagem do folder do eventoO Programa de Pós-Graduação em Comunicação e o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará realizam, nesta quinta-feira (23), aula magna com o Prof. Cezar Migliorin, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A aula é aberta ao público e acontece, às 14h, no auditório da Faculdade de Educação (Faced), Campus do Benfica, iniciando-se com lançamento do filme Educação (Cezar Migliorin e Isaac Pipano, 32 minutos).

Migliorin falará do processo de produção do filme e sobre a temática abordada no mesmo. De acordo com o professor, os trabalhos que realizou com cinema e educação acabaram aproximando-o de muitos dos debates e discussões a respeito da educação no Brasil e no mundo. Isso o levou, com Isaac Pipano, a fazer uma montagem que colocasse o espectador no centro das disputas, poderes, discursos e resistências que atravessam a educação, mas sobretudo a escola.

O filme conta, no elenco, com Dilma Rousseff, José Wilker, Aloizio Mercadante, Jorge Dória, Luciano Huck, Mario Sérgio Cortella, Indio da Costa, entre outros.

Cezar Migliorin, além de professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFF, é coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos Inventar com a Diferença e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. É doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela Universidade de Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg, na Áustria, e na Universidade Louis Loumière  Lyon II, na França.

ARQUITETURA – Já o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design também promove sua aula magna na quinta-feira (23). O palestrante será o Prof. Pasqualino Magnavita, que abordará o tema "Do nome ao anonimato: da competição à cooperação". A palestra será realizada no auditório da Reitoria, às 18h.

Pasqualino Magnavita é doutor em Arquitetura pela Universidade de Roma, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente desenvolve o tema "Aspectos conceituais (filosóficos) da arquitetura contemporânea na interface do pensamento rizomático (lógica da diferença e da multiplicidade)". Mais recentemente, vem enfocando em suas pesquisas a micropolítica da subjetivação, evidenciando questões e problemas relacionados com a criatividade e com o paradigma ético-estético na produção da arquitetura contemporânea.

Fontes: Programa de Pós-Graduação em Comunicação – fone: 85 3366 7712 / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design – fone: 85 3366 7957