Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Comissão lança pesquisa para captar percepção da comunidade sobre ética na UFC

Imagem: Cartaz da campanha sobre ética na UFCA Comissão de Ética da Universidade Federal do Ceará realiza, até 21 de abril, pesquisa on-line com a comunidade acadêmica para avaliar a percepção da ética dentro da Instituição.

O objetivo da comissão, através das respostas de docentes, técnicos e discentes, é compreender como os segmentos na Universidade percebem a ética, se têm conhecimento da comissão instalada em 2014 e quais as sugestões de melhoria em sua operacionalização. Os membros da comunidade acadêmica podem responder ao formulário eletrônico.

De acordo com a Comissão de Ética, a partir dos dados da pesquisa, serão desenvolvidas ações educativas de reflexão e sensibilização para a conduta ética.

"Dentro das propostas de uma comissão de ética, nós temos o papel de acompanhar os processos que chegam, as denúncias e o papel educativo de sensibilização da comunidade para reflexão sobre a ética na Instuição. Vamos começar com a pesquisa para ter uma ideia de como a Universidade pensa a ética, se conhece a comissão. Com os dados da pesquisa, vamos produzir um artigo e fazer uma campanha de sensibilizaçao, discussões, fóruns e seminários, que estão dentro do plano de trabalho de 2017", explica.

A Comissão pode apurar, mediante denúncia ou ofício, as condutas em desacordo com as normas éticas pertinentes. Ela atua quando provocada pela comunidade institucional, pelos usuários dos serviços da UFC ou por pessoas físicas ou jurídicas. Desde 2014, dos 42 processos iniciados na Universidade, 32 já foram concluídos e 10 estão em andamento.

COMISSÃO – A Comissão de Ética da UFC foi criada pela Portaria nº 3.677A, de 15 de outubro de 2013. Ela faz parte do Sistema de Gestão de Ética, instituído no Poder Executivo Federal, por meio do Decreto nº 6.029, de 2007, o qual congrega todas as comissões de ética dos órgãos públicos do Executivo Federal, sob a coordenação, avaliação e supervisão da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

A Comissão tem como tarefa orientar sobre a ética profissional do servidor no trato com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito da UFC, de acordo com o Código de Ética da UFC e com o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Fonte: Comissão de Ética da UFC – fone: 85 3366 7905 / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo