Estudantes desenvolvem serviço para acesso ao cardápio do RU por meio de aplicativo

Imagem: O cardápio é enviado pelo aplicativo Telegram (Imagem: divulgação)Usuários do aplicativo de mensagens instantâneas Telegram possuem agora uma nova facilidade de acesso ao cardápio dos refeitórios do Restaurante Universitário em Fortaleza. Trata-se do serviço TeleRU, desenvolvido pelos estudantes da UFC Lucas Peres Gaspar, do 7º semestre de Ciência da Computação, e Gustavo Coutinho, do mestrado na mesma área.

O serviço funciona como um bot (aplicação de software que simula ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, como um robô), que envia automaticamente, todos os dias pela manhã, uma mensagem aos usuários cadastrados com informações do cardápio do Restaurante para aquele dia.

Segundo Lucas, a ideia surgiu durante um almoço no Restaurante Universitário, quando os amigos conversavam sobre como manipular o envio de mensagens pelo aplicativo, no intuito de otimizar o tempo gasto procurando informações em sites de interesse. "Decidimos fazer isso com o cardápio do RU, acessamos o site e mudamos o código para que a leitura ficasse melhor. Depois, pedimos o apoio do Departamento de Computação para manter um servidor digital que enviasse as mensagens", conta.

Para se cadastrar, basta entrar no canal Cardápio RU Fortaleza, dentro do aplicativo Telegram, por meio da tag @ru_ufc_fortaleza ou do link direto para o canal. Depois disso, basta aguardar o recebimento do cardápio.

O código-fonte do TeleRU está disponível para programadores que desejem contribuir com melhorias ao projeto. Dúvidas sobre o serviço ou solução de problemas com o bot podem ser encaminhadas por meio de mensagem direta, via Telegram, para o usuário @lucaspg96.

Fonte: Lucas Peres Gaspar, graduando em Computação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.