Projeto Leituras na Praça retoma atividades neste domingo (9) na Praça das Flores

Imagem: Placa em árvore indicando local do projeto Leituras na PraçaO projeto de extensão Leituras na Praça, coordenado pela Profª Maria Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, dá início, neste domingo (9), às atividades de 2017 com a leitura da peça O retábulo das maravilhas, do autor espanhol Miguel de Cervantes.

O encontro, aberto ao público, acontece a partir das 10h na Praça das Flores, oficialmente denominada Praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (Av. Desembargador Moreira, esquina com Av. Padre Antônio Tomás, Aldeota).

Criado em 2016 para homenagear a obra de Cervantes em seu quarto centenário de morte, o projeto se amplia, neste ano, englobando leituras diversas que contarão com a participação de professores do Curso de Letras da UFC, escritores e outros amantes de literatura.

Serão realizados 12 encontros, sempre no primeiro domingo de cada mês, com exceção de abril, mês em que o encontro acontece no segundo domingo. Em outubro haverá dois encontros, nos dias 1º e 15. Dezembro também contará com dois eventos, nos dias 3 e 10. A praça ou parque da cidade escolhido para cada mês será anunciado até uma semana antes da edição. Informações sobre o cronograma podem ser acessadas na página do projeto no Facebook.

OBRA DE ABRIL – Escolhida para retomar as edições do Leituras na Praça, a obra O retábulo das maravilhas é uma ironia audaciosa de Cervantes ao ambiente da Espanha do seu tempo, o século XVI e início do XVII, submersa em um clima de intolerância e orientada para uma política de exclusão dos povos mouro e judeu. O conto tem suas origens no folclore, mas Cervantes acrescenta elementos à história popular, dando perenidade à trama.

No conto, um canastrão profissional engana pessoas mostrando-lhes uma pintura que seria vista por todos, exceto pelos bastardos, o que fazia todos fingirem enxergar o que de fato não existia. Cervantes, em sua sátira, vai mais longe e, em lugar de debochar do receio da bastardia, comum a todos os homens, de credos diversos, ele mexe nas bases sobre as quais aquela sociedade se erguia, uma sociedade eivada pelas manifestações de intolerância e hipocrisia, oriundas do credo de uma supremacia cristã.

Fonte: Profª Maria Inês P. Cardoso, coordenadora do projeto de extensão – fone: 85 3366 7612