Mestrado em Zootecnia comemora 40 anos com lançamento de livro

Imagem: Capa do livroPara comemorar os 40 anos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará será lançado nesta quarta-feira (19), às 15h, o livro A história natural ilustrada de um polinizador: a abelha mamangava Xylocopa fontalis, de autoria de Breno Magalhães Freitas, Cláudia Inês da Silva e Antônio Diego de Melo Bezerra.

O lançamento da obra, publicada pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (ABELHA), será no auditório do Departamento de Zootecnia (bloco 808 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

MESTRADO – O Mestrado em Zootecnia da UFC iniciou suas atividades em março de 1977. De lá para cá, já foram titulados 362 mestres. Atualmente o curso conta com 11 docentes permanentes e 2 colaboradores, registrando 46 alunos matriculados.

Os projetos de pesquisas desenvolvidos estão distribuídos em diferentes linhas de pesquisa de duas áreas de concentração. Na área de Produção e Melhoramento Animal, as linhas de pesquisas são "Abelhas e Polinização", "Manejo e Fisiologia da Reprodução", "Melhoramento Genético Animal" e "Sistemas de Produção Animal (Aves, Bovinos de Corte e Leite, Caprinos e Ovinos, Suínos)". Na área de Nutrição Animal e Forragicultura, estão as linhas de pesquisas "Avaliação de Alimentos Alternativos e Aditivos Dietéticos", "Exigências Nutricionais" e "Produção, Conservação e Manejo de Plantas Forrageiras".

Segundo o coordenador do Mestrado em Zootecnia da UFC, Prof. Ednardo Rodrigues Freitas, "a forte base acadêmica pautada por disciplinas que conferem formação sólida e os projetos de pesquisa de base científica e com aplicação prática têm possibilitado que os egressos do curso tenham plenas condições de complementar sua formação acadêmica e se inserir nas instituições de ensino superior do País como professores, atuar como pesquisador em empresas de pesquisa agropecuárias federais, estaduais ou privadas e, também, atuar como consultores autônomos e criar suas empresas agropecuárias de alta tecnologia".

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9732