Atletas da UFC de kung fu e caratê são campeões na Liga do Desporto Universitário de Lutas

Imagem: O atleta Tiago Freitas durante luta de kung fuO atleta Tiago Freitas Maia, aluno do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará, é o novo campeão de kung fu para atletas até 70 quilos da Liga do Desporto Universitário de Lutas. A delegação da UFC teve excelente desempenho também com o atleta Breno Mateus, do Curso de Engenharia Mecânica, que conquistou o título de campeão brasileiro de caratê para atletas até 67 quilos, e Rickson Lívio, do Curso de Estatística, que ganhou a medalha de bronze no jiu-jítsu para atletas até 63 quilos.

A competição foi promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e ocorreu em São Caetano do Sul (SP), nos dias 14 e 15 de abril, no ginásio do Instituto Mauá de Tecnologia.

Tiago já integrou a seleção brasileira de kung fu/wushu, é lutador profissional de MMA, tetracampeão brasileiro e pentacampeão sul-americano da modalidade. Ele disputou o título com Pedro Oliveira Neto, da Univale, de Santa Catarina. Tiago Freitas conseguiu a vaga para a Universíade de Verão, que será disputada em Taipei, na China, de 19 a 30 de agosto. A Universíade é a segunda maior competição esportiva do mundo, perdendo apenas para a OlimpíImagem: Pódio com o atleta Breno Mateus em primeiro lugarada.

Breno Mateus venceu, na fase classificatória, Eduardo Zanon, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Caio César Torquato, da Universidade Paulista (Unip). Na final, enfrentou Felipe Rocha dos Santos, da Universidade Santa Clara (Unisanta), de Santos (SP), derrotando-o e conquistando o título e a medalha de ouro. Breno já foi campeão mundial de caratê, em 2013 (competição disputada na Espanha), tricampeão sul-americano, tricampeão brasileiro, tricampeão da LDU, além de vários outros títulos.

Rickson Lívio enfrentou na primeira luta Gabriel Emídio, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), não conseguindo superá-lo. A competição foi vencida pelo atleta tocantinense, e o aluno da UFC, após vencer outras lutas, terminou com a medalha de bronze.

Fonte: Coordenadoria de Atividades Desportivas da UFC – fone: 85 3366 7871