Procurar no portal

I Semana da Saúde segue até sexta-feira (12) com serviços gratuitos à comunidade

Imagem: Logo da Semana da Saúde (Imagem: Divulgação)A primeira edição da Semana da Saúde da Universidade Federal do Ceará foi aberta nesta segunda-feira (8), às 10h, no Auditório Paulo Marcelo (bloco didático da Faculdade de Medicina da UFC – Rua Alexandre Baraúna, 949, Campus do Porangabuçu).

Com o tema "Saúde: compromisso de todos nós", o evento prosseguirá até 12 de maio. Da programação constam palestras, mesas-redondas, exposições e prestação de serviços à comunidade. Haverá também a Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, que divulgará a produção acadêmico-científica dos alunos de graduação vinculados a projetos dessas três áreas nas Faculdades de Medicina (Famed) e de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Como atividade inaugural da Semana foi realizado, às 11h, o painel "Um mosquito: desafio complexo para a ciência e a consciência", que teve como moderadora a Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC. Atuaram como expositores os professores da UFC Roberto da Justa Pires Neto, Carlos Henrique Moraes e Ivo Castelo Branco; o gerente da Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Nélio Morais, e o presidente da seção Ceará do Conselho Regional de Medicina, Ivan de Araújo Moura Fé.

Acesse a programação completa.

DOENÇAS NEGLIGENCIADAS – Na terça-feira (9) e quinta-feira (11), o Grupo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC, desenvolverá atividades para fortalecer o conhecimento sobre doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase e leishmaniose, com apresentação e discussão do tema com uso de uma mandala construída pelo grupo. Das 10h às 14h, no Pátio das Mangueiras (ao lado da Biblioteca de Ciências da Saúde, na Rua Alexandre Baraúna, 1019), haverá um estande com exposição de banners e distribuição de fôlderes e manuais, como estratégia para divulgar e socializar os aspectos clínicos e epidemiológicos dessas doenças.

Doenças negligenciadas são aquelas que não só prevalecem em condições de pobreza, mas também contribuem para a manutenção do quadro de desigualdade, já que representam forte entrave ao desenvolvimento dos países. São exemplos de doenças negligenciadas a dengue, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, leishmaniose, malária, tuberculose, entre outras. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas estão infectadas com uma ou mais doenças negligenciadas, o que representa um sexto da população mundial.

Embora exista financiamento para pesquisas relacionadas às doenças negligenciadas, o conhecimento produzido não se reverte em avanços terapêuticos, como novos fármacos, métodos diagnósticos e vacinas. Uma das razões para esse quadro é o baixo interesse da indústria farmacêutica nesse tema, justificado pelo reduzido potencial de retorno lucrativo para a indústria, uma vez que a população atingida é de baixa renda e presente, em sua maioria, nos países em desenvolvimento.

COMPLEXO HOSPITALAR – Ainda no Pátio das Mangueiras, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) também participam da I Semana da Saúde da UFC, oferecendo uma manhã de serviços à população nesta quarta-feira (10), das 10h às 14h.

O HUWC ofertará serviços como aferição de pressão arterial; glicemia capilar; medições de peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal; além de avaliação postural; testes de flexibilidade; e dinamometria (avaliação da força muscular). Após passar por avaliação, caso haja necessidade, os participantes serão direcionados a procurar uma unidade de saúde para investigação diagnóstica e acompanhamento.

Haverá também ações voltadas para a conscientização acerca da hipertensão, da diabetes e da obesidade e sobre como prevenir essas doenças por meio de mudanças nos hábitos alimentares e de exercícios físicos. Os participantes receberão orientações de uma equipe multiprofissional que compõe a Linha de Cuidado de Diabetes e Obesidade e a Residência Multiprofissional em Diabetes (RESMULTI Diabetes), juntamente com acadêmicos que fazem parte da Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) da Faculdade de Medicina da UFC.

A comunidade também poderá contar com ações de promoção à saúde ofertadas pela MEAC. Em estandes educativos, profissionais da Maternidade e acadêmicos da Liga de Estudos em Ginecologia e Obstetrícia (Lego) da UFC darão orientações sobre parto humanizado, incontinência urinária, endometriose, cuidados com o bebê prematuro, planejamento familiar e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, entre outros temas.

Fonte: Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica – fone: 85 3366 8066 / Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300