Nota da Reitoria – Falecimento do Prof. Elon Lages Lima

Com o falecimento do professor Elon Lages Lima, na manhã de 7 de maio, a nação brasileira perdeu a convivência com um de seus mais ilustres cidadãos.

Nascido nas Alagoas, há 87 anos, o Prof. Elon se destacou como um membro singular da matemática brasileira. Além de ter sido um pesquisador de renome internacional (recebeu o prêmio Edna Allen), Elon deixou marcas indeléveis quer como notável didata em aulas e conferências, quer como construtor de uma literatura matemática em língua portuguesa, de alta qualidade, voltada para estudantes e professores do ensino médio, de graduação, de mestrado e de doutorado, e distribuída ao longo de mais de quarenta livros.

Elon sempre teve no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará sua segunda casa acadêmica, sequenciando apenas o IMPA, onde atuou como professor, pesquisador e diretor a partir de 1959. Tal deferência acabou por distingui-lo com a concessão pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará do título de Professor Honoris Causa.

Neste momento, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará alia-se à comunidade matemática no reconhecimento à inestimável contribuição de Elon à cultura brasileira, bem como ao firme compromisso na manutenção e no respeito a seu legado.