Hospital Universitário e Maternidade-Escola se integram ao 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Imagem: Foto de procedimento cirúrgico no Hospital UniversitárioNesta quarta-feira (31), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, com expectativa de recorde de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, nas cinco regiões do país.

No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o mutirão deve beneficiar centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já têm exames e cirurgias agendadas.

O objetivo do Mutirão Nacional da Ebserh é reduzir a demanda reprimida nos hospitais universitários federais filiados e na rede SUS, mudando para melhor a vida de muitas pessoas, como na primeira edição do evento, realizada em novembro do ano passado. Em todo o País serão disponibilizados mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos da primeira edição. A iniciativa contará com a participação de todos os hospitais universitários filiados à estatal. Mais de 3.700 colaboradores estão envolvidos nas atividades do mutirão, entre eles médicos, enfermeiros e demais profissionais da área assistencial e administrativa.

No 2º Mutirão da Rede Ebserh, o HUWC vai realizar 32 tireoidectomias (cirurgia para a retirada de toda a glândula tireoide ou parte dela). Os procedimentos serão realizados da seguinte forma: 10 no sábado (27), 6 na terça-feira (30), 6 na quarta-feira (31) e 10 no dia 1º de junho. De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário, Luís Alberto Albano Ferreira, o volume de cirurgias previsto para o mutirão é equivalente à produção de dois meses de procedimentos de tireoide no hospital. "Conseguiremos antecipar um volume importante de procedimentos, já que, na programação normal do mês, dividimos o centro cirúrgico com outras especialidades cirúrgicas. Assim, em quatro dias, vamos reduzir a fila de cirurgias dessa natureza em aproximadamente 24%", destaca o médico.

Na MEAC será realizada, em um único dia, a metade da quantidade de ultrassonografias mamárias feitas em um mês inteiro. Serão, ao todo, 120 pacientes beneficiadas em uma ação que vai envolver 42 profissionais, entre médicos, profissionais da enfermagem e administrativos. "Antecipamos os exames de pacientes agendadas para o mês de agosto, diminuído consideravelmente a fila de atendimento", explica Maria José Carneiro, chefe da Unidade de Diagnóstico da MEAC.

A médica Cristiane Coutinho, chefe do Serviço de Mastologia, destaca que o exame é um dos principais recursos para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que acomete milhares de mulheres no Ceará.

Na ocasião, também serão realizadas ações educativas nos dois hospitais. Na MEAC, haverá palestra para gestantes sobre aleitamento materno, roda de conversa sobre prevenção de câncer de mama e estande de orientação para planejamento familiar e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No HUWC, será realizada palestra sobre a atualização da abordagem das doenças de tireoide, de 9h às 12h, voltada para professores, alunos e profissionais da área da saúde.

Fontes: Jornalista Danielle Campos, da MEAC – fones: 85 3366 8577 e 98720 3318 / Jornalista Ludmila Wanbergna, do HUWC – fones: 85 3366 8183 e 8803 8843