Palestra aborda imagens da busca da felicidade e da angústia na literatura

Imagem: Logotipo dos Encontros Literários Moreira CamposOcorre na próxima terça-feira (6), às 18h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), a palestra intitulada "Imagens da busca da felicidade e da angústia nas literaturas de língua portuguesa", a ser ministrada pela Profª Teresa Salgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Profª Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, participa como debatedora.

A palestra integra o evento Mestres de Outras Latitudes, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos, projeto de extensão do Departamento de Literatura da UFC. Segundo os organizadores, a palestra abordará um breve panorama da pesquisa realizada sobre as imagens de busca da felicidade nas literaturas de língua portuguesa, salientando o valor da interdisciplinaridade, a aceitação do objeto de pesquisa como um alvo em movimento, o destaque da filosofia antiga, a importância da utopia e a relação entre angústia e felicidade.

As inscrições devem ser feitas através de formulário on-line, até as 17h do dia do evento. O encontro é aberto ao público em geral e dispõe de 80 vagas. Será concedido aos participantes certificado de duas horas de atividades.

A PALESTRANTE – Teresa Maria Salgado tem graduação em Letras (Inglês), mestrado em Literatura Brasileira, ambos pela UFRJ, e doutorado em Literaturas Africanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em literaturas de língua portuguesa, em Paris IV (Sorbonne), com ênfase na escrita feminina.

Atualmente, é professora-associada de Literaturas Africanas na UFRJ. Tem experiência na área de Letras,  atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas africanas e literatura comparada. Desenvolve pesquisa em literaturas de língua portuguesa e interessa-se, sobretudo, por imagens ligadas ao universo do riso, da busca de felicidade e das questões de gênero.

Mais informações estão no site dos Encontros Literários Moreira Campos.

Fonte: Pedro Henrique, bolsista do projeto Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.